Fechar
GP1

São Félix do Piauí - Piauí

Brasão: a representação picoense e o simbolismo de cada item

Os vastos valores culturais pesaram na escolha de cada item inserido.

O Brasão Oficial do Município de Picos representa diversas riquezas, que no passado e atualmente, são pertencentes a cultura da cidade. Os vastos valores culturais pesaram na escolha de cada item inserido.

O mel, o caju, o alho, o algodão, dentre outras características são destacada pelo potencial de desenvolvimento na região através do cultivo. Por outro lado, também é destacado os formatos geográficos que deram nome ao município. O popular Rio Guaribas, também é representado. Além da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, considerada a Segunda Maravilha do Piauí.

Um dos responsáveis pelos desenvolvimento do novo brasão, o coordenador de Comunicação Social, José Antônio Monteiro Neto, destaca a importância do município firmar um símbolo que representa a cultura picoense. “A cidade de Picos possuíra uma marca definitiva, um brasão que simboliza a construção histórica da cidade, e obrigatoriamente será utilizado por todas as gestões. Isso gera economia e deixa um legado para que as pessoas reconheça o município agora e no futuro”, disse.

  • Foto: Divulgação/AscomBrasão Oficial do Município de PicosBrasão Oficial do Município de Picos

Ainda conforme José Neto, a decisão de implantação das torres mediáveis no brasão trata-se de normas técnicas necessárias para se constituir um novo. “A própria história dos brasões está ligada aos tempos medievais. Então, tem toda uma normativa baseada na heráldica para se constituir um brasão, temos que nos basear em normas técnicas que regem os brasões. As torres que estão acima do brasão de Picos, significam que é um brasão de município. Sendo assim, são cinco torres de portas abertas, de cor prata, o que significa que é um município que está de portas abertas para o desenvolvimento”, pontua.

Além dos valores culturais, vale ressaltar a economia trazida ao município pela implantação de um brasão fixo, como destaca o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor.

“Será um brasão único e para todos. Daqui para frente todos os prefeitos terão que adotá-lo e isso simplificará na redução de gastos, pois quando padroniza, quando unifica, a diminuição de custos aparecerá a curto e a longo prazo, então acredito que seja um ideia boa para criar uma identidade para o município e controlar os custos”, pontua.

O Brasão Oficial do Município será de uso obrigatório em documentos oficiais, prédios públicos, veículos oficiais e placas indicativas de obras. Além de em atos, programas, serviços e campanhas do município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.