Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hospital Getúlio Vargas passará a realizar cirurgias cardíacas

Atualmente esse procedimento é realizado apenas no Hospital Universitário.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, vai receber equipamentos para a realização de cirurgias cardíacas, suprindo a demanda para esse tipo de procedimento no Piauí, cuja fila de espera soma mais de 100 pacientes. Atualmente esse procedimento é realizado apenas no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI).

  • Foto: Divulgação/AscomEncontro com o ministro da Saúde em BrasíliaEncontro com o ministro da Saúde em Brasília

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) esteve, nesta quarta-feira (25), na sede Ministério da Saúde, em Brasília, onde participou da assinatura da nota de empenho para aquisição dos aparelhos por parte do hospital. Estão garantidos R$ 3,7 milhões para a compra do material. Serão 215 equipamentos para o centro cirúrgico e o cuidado intensivo do hospital. Atualmente, há pacientes que já estão há mais de 3 meses na fila de espera.

Ciro explicou que já há nove anos o HGV conta com estrutura e espaço destinados às cirurgias cardíacas, mas não possui os equipamentos necessários. "Já colocamos muitos recursos para o estado, mas nada me emocionou tanto quanto essa liberação. Fico muito feliz de podermos garantir mais essa conquista para a saúde no Piauí", comemorou Ciro.

A diretora do HGV, Fátima Garcêz, também esteve presente na assinatura e agradeceu ao ministro e ao senador pela rápida atuação para solucionar essa demanda. "Só quem está lá sabe o sofrimento desses pacientes que precisam que esse serviço funcione. Muito obrigado por essa sensibilidade e pela rapidez. Estivemos aqui pela primeira vez em maio e já tivemos nossa demanda atendida", afirmou.

O presidente da Fundação de Saúde do Estado do Piauí, Rafael Neiva, que participou da reunião, afirmou que é difícil até mesmo mensurar o tamanho do benefício que esses equipamentos trarão para o estado. "Hoje isso é, sem dúvidas, um marco para o Piauí", ressaltou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ciro Nogueira solicita equipamento de cirurgia cardíaca para o HGV

Ministro da Saúde assegura recursos para hospitais do Piauí

Rafael Neiva destaca avanços à frente da Fundação Hospitalar

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.