Fechar
GP1

Picos - Piauí

Secretaria de Serviços Públicos remove lixo de bairro em Picos

O local, que se encontrava abandonado havia muito tempo, se tornou depósito de detritos de toda natureza.

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos removeu lixo e entulho na passagem molhada que liga o bairro Ipueira ao bairro Junco. O local, que se encontrava abandonado havia muito tempo, se tornou depósito de detritos de toda natureza.

  • Foto: Divulgação/AscomSecretaria de Serviços Públicos remove lixo de bairro em PicosSecretaria de Serviços Públicos remove lixo de bairro em Picos

“Estamos atendendo a um pedido antigo dos moradores do local. É uma limpeza que há muito tempo é solicitada por eles. O local sempre foi depósito de lixo e entulho. Aqui, a passagem das pessoas era muito difícil devido ao acúmulo de detritos de toda espécie. Agora, com a limpeza geral e retirada total do entulho, vamos ter grande melhoria do trânsito de pessoas e veículos. Também vai melhorar o aspecto ambiental”, explica o secretário da pasta, Antônio Airton.

Educação ambiental

A passagem molhada que recebeu a limpeza, necessita de atenção constante tanto do poder público, e, sobretudo, dos moradores das imediações. Diante disso, o secretário Antônio Airton solicita a compreensão dos moradores adjacentes no que diz respeito ao abandono de lixo e entulho na referida passagem. De acordo com o secretário, a ação do homem, quando da prática de dispensar resíduos diretamente em solo natural, traz consequências desastrosas a todo ecossistema o qual o próprio homem é parte integrante.

“E isso prejudica também o próprio homem além das plantas e animais. Nós não podemos viver sem plantas e animais, tudo é parte do sistema. Por isso, peço a compreensão e o apoio de todos para não jogarem lixo neste local. Vamos contribuir! Nosso trabalho também depende muito do apoio das pessoas, pois nós limpamos e as pessoas têm que jogar seu lixo em local apropriado”, considera Antônio Airton.

Toneladas de entulho e lixo

Foram toneladas de lixo e entulho retirados do local. A prefeitura fez uso de máquinas pesadas e caminhões, além de gastar um dia inteiro na execução do serviço. De lixo orgânico a pneu, resíduos de construção civil etc. “Tudo que você possa imaginar. Até aparelho de televisão”, observa o secretário.

Além do acúmulo de resíduos de toda espécie, cumpre explicar ainda que a prática de jogar detritos em vias públicas ou qualquer que seja o local, desde que fora dos padrões ambientais, constitui crime ambiental, pois qualquer espécie de resíduo seja ele sólido ou não, pode afetar direta ou indiretamente a fauna e a flora, ou seja, o meio ambiente como um todo, atentando-se ao fato de que as sequelas advindas inevitavelmente atingem o ser humano.

“São inúmeros prejuízos causados ao meio ambiente e ao cidadão. O fator financeiro também vem à tona pois quando realizamos qualquer tipo de obra estamos gastando tempo e recursos”, comenta.

O serviço de retirada e limpeza de entulho e lixo ocorreu na última sexta-feira (17). Destaque-se que a Secretaria de Serviços Públicos está à disposição da comunidade picoense quando do auxílio na retirada de lixo e entulho sem custos, bastando apenas que o cidadão se dirija à Prefeitura para fazer a sua solicitação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.