Fechar
GP1

Picos - Piauí

Caminhada da Solidariedade leva milhares às ruas de Picos

Caminhada foi realizada no final da tarde e início da noite deste sábado, 4 de agosto, e reuniu uma multidão.

José Maria Barros/GP1 1 / 13 Caminhada aborda o tema Solidariedade com os pobres Caminhada aborda o tema Solidariedade com os pobres
José Maria Barros/GP1 2 / 13 Caminhada atrai pessoas de todas as idades Caminhada atrai pessoas de todas as idades
José Maria Barros/GP1 3 / 13 Caminhada da Solidariedade e da Paz reúne multidão em Picos Caminhada da Solidariedade e da Paz reúne multidão em Picos
José Maria Barros/GP1 4 / 13 Caminhada segue pela avenida Severo Eulálio Caminhada segue pela avenida Severo Eulálio
José Maria Barros/GP1 5 / 13 Chegada da caminhada a Igreja Catedral Chegada da caminhada a Igreja Catedral
José Maria Barros/GP1 6 / 13 Jovens protestam contra o aborto Jovens protestam contra o aborto
José Maria Barros/GP1 7 / 13 Milhares de pessoas participam da caminhada Milhares de pessoas participam da caminhada
José Maria Barros/GP1 8 / 13 Multidão acompanha celebração da missa solene Multidão acompanha celebração da missa solene
José Maria Barros/GP1 9 / 13 Multidão participa da caminhada Multidão participa da caminhada
José Maria Barros/GP1 10 / 13 Padre Sebastião destaca objetivo da caminhada Padre Sebastião destaca objetivo da caminhada
José Maria Barros/GP1 11 / 13 Presidida por dom Plínio missa contou com a presença de mais de 30 padres Presidida por dom Plínio missa contou com a presença de mais de 30 padres
José Maria Barros/GP1 12 / 13 Protesto contra o aborto Protesto contra o aborto
José Maria Barros/GP1 13 / 13 Saída da caminhada Saída da caminhada

Vestindo as tradicionais camisetas com a temática do ano, milhares de pessoas lotaram as ruas de Picos no final da tarde e início da noite deste sábado, 4 de agosto, na 13ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz. O bispo Dom Plínio José Luz da Silva e mais de 30 padres da Diocese local participaram do evento, que foi concluído com missa solene no Adro da Igreja Catedral.

A Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos abordou este ano a temática: “Solidariedade com os pobres” e o lema “Promover a vida é nossa missão”. A saída foi às 17 horas em frente ao Posto novo da avenida Severo Eulálio, seguindo pela avenida Nossa Senhora de Fátima, rua Coronel Francisco Santos, Travessa Benedito Reinaldo e encerrando na praça Justino Luz.

Durante o trajeto os caminheiros entoavam cânticos e acenavam com bandeirolas distribuídas pela organização. Jovens carregavam cartazes condenando o aborto. Dentre as frases de efeito estavam: “Assassinar uma criança no ventre é o mais bárbaro dos crimes”, “Todos nós temos o direito de nascer” e “O aborto é pior do que a fome, pior do que a guerra”, esta última de autoria de Madre Teresa de Calcutá.

Objetivo

Segundo o Padre Sebastião Francisco dos Santos, um dos coordenadores do evento, os recursos arrecadados com a caminhada desse ano serão destinados à continuidade da reforma/construção de uma Casa de Passagem para pessoas em situação de rua. O imóvel fica situado nas dependências do Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD), no bairro Catavento.

Os recursos da caminhada são arrecadados através da venda das camisetas que são patrocinadas por empresários e comerciantes de Picos. Elas são vendidas às pessoas pelo preço de R$ 20,00 a unidade.

Padre Sebastião ressaltou ainda que a caminhada é organizada pela Diocese de Picos, por isso contou com o apoio das várias paróquias. Segundo ele, a participação do povo foi dentro das expectativas da organização. O bispo diocesano de Picos, dom Plínio José, falou que a intenção é que esse projeto da Casa de Passagem seja permanente e, para tanto precisa do apoio do governo.

“Nós vamos construir a casa, mas precisamos do apoio do governo para mantê-la. Com essa casa vamos ter um trabalho inédito de atender as pessoas em condições mais precárias, que são aquelas de situação de rua” – destacou dom Plínio.

Próxima edição

A partir do próximo ano a Caminhada da Solidariedade e da Paz de Picos será realizada no primeiro sábado de junho, com o mesmo horário e roteiro. Saindo da Avenida Nossa Severo Eulálio e concluindo na praça Justino Luz. Cada ano tem um objetivo específico, que é decidido pela organização após amplo debate.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.