Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Aplicativo SOS Escolar é lançado em Teresina nesta segunda-feira

A nova ferramenta visa facilitar a comunicação entre a comunidade escolar e a polícia.

Brunno Suênio/GP1 1 / 8 Aplicativo SOS Escolar Aplicativo SOS Escolar
Brunno Suênio/GP1 2 / 8 Assinatura do convênio Assinatura do convênio
Brunno Suênio/GP1 3 / 8 Comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho Comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho
Brunno Suênio/GP1 4 / 8 Djanira Alencar, diretoria do CETI Djanira Alencar, diretoria do CETI
Brunno Suênio/GP1 5 / 8 Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina Secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina
Brunno Suênio/GP1 6 / 8 Pelotão Escolar da Polícia Militar Pelotão Escolar da Polícia Militar
Brunno Suênio/GP1 7 / 8 Solenidade no CETI João Henrique Solenidade no CETI João Henrique
Brunno Suênio/GP1 8 / 8 Major Jansen, comandante do pelotão escolar Major Jansen, comandante do pelotão escolar

Na manhã desta segunda-feira (06), a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-PI), juntamente com a Polícia Militar do Piauí, lançou o aplicativo SOS Escolar, que visa facilitar a comunicação entre a comunidade escolar com a polícia. A solenidade ocorreu no CETI – João Henrique de Almeida Souza, situado no Conjunto Residencial Morada Nova, zona sul de Teresina.

Estiveram presentes diversos representantes da educação e da segurança do Estado, dentre eles, o secretário de educação Helder Jacobina, que destacou a importância desta ferramenta. “É um novo programa, que a gente visa, em parceria com a Polícia Militar, facilitar essa relação de comunicação entre a escola e a Polícia Militar. Esse sistema vai proporcionar que seja acionada mais rápida a Polícia Militar e ela dê uma resposta ainda mais rápida para os estudantes que se encontram ali. Ás vezes, está ocorrendo uma situação de emergência, eles vão acionar a vai avisar imediatamente a polícia para que também a polícia comunique que está vindo”, contou.

Atualmente, a Polícia Militar já apresenta a Companhia Independente de Policiamento Escolar, que atua na segurança das unidades escolares. O aplicativo, portanto, será um novo meio de comunicação entre a estrutura de policiamento e a comunidade escolar. Para o comandante geral da PM, coronel Lindomar Castilho, a ferramenta trará uma maior sensação de segurança aos alunos, professores e funcionários dos colégios.

“Essa companhia vai ter a possibilidade de interagir com a comunidade escolar por meio do aplicativo. Qualquer demanda na área de segurança que seja competência da PM, poderá ser acionada através desse aplicativo. E depois, pode se expandir para o interior também. Mas, o que eu percebo que vai, realmente, trazer uma maior sensação de segurança da comunidade escolar, pois vai existir uma ligação direta com a PM. Eles não vão entrar na fila comum no 190. Eles terão uma via direta, onde a chamada vai cair direto na guarda ou no comandante da companhia”, explicou.

A diretora do CETI – João Henrique de Almeida Sousa, Djanira Alencar, afirmou que os colégios já possuem o pilotão escolar, mas que essa nova ferramenta irá contribuir ainda mais para a segurança no âmbito escolar. “Na verdade, o aplicativo vai auxiliar em relação a segurança na escola. Nós sempre tivemos o pilotão escolar, que sempre estava acessível, só que ás vezes, nós não tínhamos como entrar em contato de imediato. Esse aplicativo vai facilitar, pois a partir do momento em que eu aciono, quando a escola estivercom alguma situação para ser resolvida, imediatamente eles vão receber a mensagem lá, e vão estar nos retornando com alguma resposta ou com alguém para estar auxiliando. Então vai ser para nós, com certeza, tudo que vem a mais é produtivo e vai ser de grande valia”, concluiu.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.