Fechar
GP1

José de Freitas - Piauí

Justiça Federal condena servidores da prefeitura de José de Freitas

A sentença do juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal, foi dada no dia 8 de junho deste ano.

O juiz federal Francisco Hélio Camelo Ferreira, da 1ª Vara Federal, condenou José Mauro Rodrigues da Rocha e Josélia Melo da Silva, servidores da prefeitura de José de Freitas, a 2 anos e 8 meses de reclusão acusados de inserção de dados falsos em sistema de informações. A sentença foi dada no dia 8 de junho deste ano.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, José Mauro e Josélia Melo, aproveitando-se da condição de digitador das folhas de pagamento e de servidora e de chefe do departamento de pessoal da prefeitura de José de Freitas, respectivamente, Alteraram planilhas e o resumo final das folha de pagamentos dos servidores visando desviar recursos do Fundeb em favor próprio e causando prejuízo no valor de R$ 143.318,13.

Josélia apresentou defesa alegando que aderiu à conduta delituosa diante das dificuldades financeiras pelas quais passava e que não tinha acesso ao sistema informatizado de folha de pagamento e não pode ser responsabilizada por este crime. Já José Mauro argumentou que não ficou demonstrada a autoria delitiva.

O magistrado destacou na sentença que a materialidade delitiva ficou comprovada pelos contracheques e folhas de pagamento e pelo relatório final do processo de sindicância instaurado pela prefeitura de José de Freitas.

Os servidores então foram condenados a 2 anos e 8 meses de reclusão, cada um, em regime aberto. No entanto, as penas privativas de liberdade foram convertidas por duas restritivas de direitos consistentes na prestação de serviços à comunidade, pelo prazo de 970 horas de tarefa e a doação de uma cesta básica, no valor de R$ 100,00, em favor de instituição beneficente.

Outro lado

Os servidores não foram localizados pelo GP1.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.