Fechar
GP1

Monsenhor Gil - Piauí

Professor diz ter encontrado pinturas rupestres em Monsenhor Gil

Segundo ele, populares o procuraram informando que havia pinturas em pedras na localidade Boqueirão do Genuário, na Comunidade Cadoz.

O Piauí é um dos estados do Brasil com maior concentração de pintura rupestre do mundo. Um grande exemplo é a Serra da Capivara, onde há a maior concentração de vestígios pré-históricos já encontrados nas Américas. O professor de História Jozimar Venção, disse ao GP1, que encontrou registros da passagem do homem pré-histórico no município de Monsenhor Gil, distante 60 km de Teresina.

Segundo ele, populares o procuraram informando que havia pinturas em pedras na localidade Boqueirão do Genuário, na Comunidade Cadoz. Ele então foi ao local e viu os desenhos. “Chegando lá me deparei com um local que provavelmente foi usado como moradia por muito tempo e que tinha uma espécie de calendário”, disse.

  • Foto: Divulgação/ Jozimar VençãoO calendário foi descoberto por populares em Monsenhor GilO calendário foi descoberto por populares em Monsenhor Gil

O local tem aproximadamente cinco metros quadrados e foi descrito por Jozimar como uma “oca de pedra”. Além do calendário, populares ainda afirmam ter outras rochas com pinturas rupestres em Monsenhor Gil.

O professor pesquisa a história do município de Monsenhor Gil desde o ano de 2009. “Eu estou escrevendo um livro da história de Monsenhor Gil, inclusive tenho alguns fósseis na minha casa que eu vou juntando. Acho que tenho quase meia tonelada de fósseis”, afirmou.

Diante dessa descoberta, o professor faz um apelo para que arqueólogos façam pesquisas no local e que possam ajudar na preservação. “Como é de arenito, estão correndo o risco de desaparecer e com certeza já desapareceram dados. Essa é uma preocupação minha”, relatou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.