Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Firmino Filho apresenta Novo Plano de Ordenamento Territorial

"Vamos buscar a expansão do perímetro urbano, pois uma cidade adensada traz melhor qualidade de vida e espaços públicos mais qualificados", explicou Firmino.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) apresentou nesta terça-feira (15) o Novo Plano de Ordenamento Territorial (PDOT) de Teresina. O evento aconteceu no Palácio da Cidade e contou com a presença da secretária de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida.

Firmino destacou que que o número de habitantes de Teresina aumentou bastante nos últimos anos. Na década de 70 a capital possuía cerca de 200 mil habitantes e atualmente conta com mais de 800 mil. Com o novo plano a prefeitura vai buscar a expansão do perímetro urbano.

  • Foto: Alef Leão/GP1Firmino FilhoFirmino Filho

“O plano traz uma nova filosofia de política urbana para a cidade. O plano anterior era mais funcionalista, cada espaço da cidade tinha uma especialidade e servia para determinado tipo de atividade, e agora não, todo canto da cidade pode ser tanto residencial, quanto comercial, então o uso misto será incentivado. Vamos buscar a expansão do perímetro urbano, pois uma cidade adensada traz melhor qualidade de vida e espaços públicos mais qualificados, vamos incentivar a ocupação através de moradias em áreas que já tenham infraestrutura”, afirmou.

Congelamento urbano

Firmino falou ainda que é preciso respeitar o congelamento do perímetro urbano. O prefeito avaliou que políticas sociais como o Minha Casa Minha Vida interferem no espalhamento da cidade.

“Onde não existe cidade o terreno é barato, então o desafio é reverter isso daí, os empreendedores deve reverter isso. Porque não invadem terrenos do centro? Porque são caros e os donos se incentivam a proteger. Os terrenos mais longes são baratos e alguns donos não cuidam. O congelamento vale para todo mundo, inclusive empresários. Então é preciso respeitar o perímetro urbano”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.