Fechar
GP1

Picos - Piauí

Picos debate prevenção da gravidez na adolescência

Evento teve início na manha desta segunda-feira, 25, com a realização de várias palestras enfocando o tema central do seminário.

José Maria Barros/GP1 1 / 8 Dr. Júnior fala sobre preocupação da gestão com o tema abordado no seminário Dr. Júnior fala sobre preocupação da gestão com o tema abordado no seminário
José Maria Barros/GP1 2 / 8 Dr. Júnior faz a abertura do evento Dr. Júnior faz a abertura do evento
José Maria Barros/GP1 3 / 8 Enfermeira fala sobre os impactos da gravidez na adolescência Enfermeira fala sobre os impactos da gravidez na adolescência
José Maria Barros/GP1 4 / 8 Maioria do publico é composta de jovens e adolescentes Maioria do publico é composta de jovens e adolescentes
José Maria Barros/GP1 5 / 8 Mesa de honra Mesa de honra
José Maria Barros/GP1 6 / 8 Público presente a abertura do seminário Público presente a abertura do seminário
José Maria Barros/GP1 7 / 8 Secretário de Saúde fala da importância do evento Secretário de Saúde fala da importância do evento
José Maria Barros/GP1 8 / 8 Seminário debate impactos da gravidez na adolescência Seminário debate impactos da gravidez na adolescência

O Secretário Municipal de Saúde de Picos, bioquímico Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, abriu na manhã desta segunda-feira, 25, a I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento está sendo realizado no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela, Premen e segue até esta terça-feira, 26.

Na solenidade de abertura do evento, a Secretária Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, jornalista Maria Santana, representou o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), que está viajando para Teresina.

O Seminário tem como tema: “Proteger e cuidar de adolescentes: informação é acesso para escolhas saudáveis”. Dezenas de jovens e adolescentes estudantes da rede pública de ensino participam dos debates, intermediados por profissionais da área da saúde e da assistência social.

Também presentes representantes das secretarias de Educação e Assistência Social e, do Conselho Tutelar.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Júnior, destacou a importância da I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. “Só sabe o que é isso um pai de família quando acontece em seu lar. Ter uma filha grávida na adolescência. Além dessa criança [mãe] perder a sua fase mais bonita da vida, que é a adolescência, a juventude” – ponderou.

Dr. Júnior ressaltou que cada etapa da vida tem o seu tempo, e uma gravidez na adolescência traz um transtorno geral. Segundo ele, a adolescente mãe é obrigada a amadurecer antes do tempo, sem falar que ela perde a melhor fase da vida.

“A criança será cuidada por outra criança, então, nós como gestores, estamos dando ênfase a essa semana em nossa cidade, que o Ministério da Saúde preconiza. Trocando informações com a sociedade para, juntos construirmos uma saúde de mais qualidade” - ressalta o secretário Dr. Júnior.

Programação

Após a abertura solene feita pelo secretário de Saúde, Dr. Júnior, foram realizadas palestras com a enfermeira Maiana Portela e o psicólogo Moisés Nascimento. Eles abordaram o tema: “O impacto da gravidez na adolescência no meio social: saúde, convivência e desenvolvimento humano”.

Logo depois a psicopedagoga Edivânia Barros coordenou uma roda de conversa com o tema: “As consequências advindas da gravidez na adolescência para permanência do aluno na escola”.

Nesta terça-feira, 26, o seminário prossegue com palestra abordando o tema: “Conhecendo e desmistificando as doenças sexualmente transmissíveis”. Em seguida, apresentação de painel do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente com o tema: “Casos de gravidez e os seus encaminhamentos, acompanhamentos e resoluções à nível de Picos”.

Concluindo com caixa de perguntas e dinâmica de interação e fechamento das ações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.