Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina apresenta índice de risco para infestação de Aedes aegypti

Conforme os dados do LIRAa, que foram colhidos entre 25 de fevereiro a 1º de março de 2019, ocorreu um aumento nos criadouros do mosquito em 13 bairros de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou, nesta segunda-feira (18), que está em alerta com a infestação de Aedes aegypti em Teresina, pois a Capital apresentou um índice de 2,4, o que e considerado como médio risco.

Conforme os dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti (LIRAa), que foram colhidos entre 25 de fevereiro a 1º de março de 2019, ocorreu um aumento nos criadouros do mosquito em 13 bairros de Teresina.

Para constatar os dados do LIRAa, a Gerência de Zoonoses da FMS, realizou uma vistoria em cerca de 14 mil imóveis na cidade. Os bairros que apresentaram maior índice de infestação do mosquito foram Santa Maria da Codipi, Chapadinha, Parque Brasil, Alegre, Santa Rosa, Areias, Distrito Industrial, Santa Cruz, Saci, Triunfo, Parque Piauí, São Lourenço, Parque Sul e Santo Antônio.

O levantamento apontou também que a maioria dos focos do mosquito foram encontrados em armazenamentos de água para consumo humano, em depósitos a nível do solo (barril, tina, tonel, depósito de barro, tanque, poço e cisterna), bem como em lixo passível de remoção, que são recipientes de plástico, garrafas, pneus e latas.

Em 2018, as ações da FMS realizaram o feito de coletar de mais de 400 mil ovos de mosquitos por meio da instalação de ovitrampas, um método que esgota os ovos das fêmeas. As ações foram feitas em pontos estratégicos, como lugares que poderiam acumular água para virar criadouro do mosquito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.