Fechar
GP1

Picos - Piauí

Vereador Chaguinha assume liderança da oposição na Câmara de Picos

O parlamentar foi escolhido pelos colegas para comandar o bloco de oposição ao prefeito Padre Walmir (PT).

Oito meses após romper politicamente com o prefeito Padre José Walmir de Lima (PT), o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), assumiu na última quinta-feira, 28, a liderança da oposição na Câmara Municipal de Picos. Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP), foi escolhido como vice-lider.

Chaguinha foi escolhido para o posto na manhã de quinta-feira, 28, em reunião com outros cinco vereadores da oposição. José Arimateia Luz, o Maté (PSL); José Luís de Carvalho (PTB); José Joaquim de Carvalho, o Dedé Monteiro (PPS); Francisca Celestina de Sousa, a Dalva Mocó (PTB) e Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PP).

  • Foto: José Maria Barros/GP1Chaguinha é o novo líder da oposição na Câmara de PicosChaguinha é o novo líder da oposição na Câmara de Picos

Além dos seis vereadores, a reunião contou com a presença do vice-prefeito de Picos, empresário Edilson Alves de Carvalho (PTB) e o ex-prefeito José Néri de Sousa (PTB). O vereador Antônio Afonso Santos Guimarães Júnior, o Afonsinho (PP), não foi convidado.

Segundo Chaguinha, a oposição estava sem liderança na Câmara, então os seis vereadores que integram o bloco adversário do prefeito Padre Walmir resolveram se reunir e escolher o líder e o vice-líder da bancada.

Trabalho

“A oposição pretende fazer um trabalho de fiscalização e de denúncias. Inclusive, estamos cobrando do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que faça uma auditoria na Comissão Permanente de Licitação, no Fundo Municipal de Iluminação Pública (Fumip) e na Secretaria de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana” – anunciou Chaguinha.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Oposição endurece discurso contra o prefeito de PicosOposição endurece discurso contra o prefeito de Picos

O novo líder da oposição ressaltou ainda que, onde o bloco for detectando problemas vai começar a agir e protocolar as denúncias junto aos órgãos de fiscalização, porque, segundo ele, esse negócio de ficar apenas com discurso na Câmara não rende resultados.

No atual mandato do Padre Walmir, Chaguinha é o quarto vereador a assumir a liderança da oposição na Câmara Municipal de Picos. O primeiro foi o tucano Carlos Luís Nunes de Barros (PSDB), que deixou o posto poucos dias depois, sendo substituído por Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PRP). Este também renunciou e em seguida aderiu ao Palácio Coelho Rodrigues. Em seu lugar, assumiu Afonsinho e por último Chaguinha.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Parlamentares ligados politicamente ao deputado NerinhoParlamentares ligados politicamente ao deputado Nerinho

Reviravolta

Eleito pela coligação “Trabalhando a gente segue em frente”, formada pelos partidos do PT, PTB, MDB, PSD, PTN, PSB e PEN, que apoiou o prefeito reeleito, Padre Walmir, o vereador Chaguinha participou da administração municipal durante um ano e meio. Nesse período, além de cargos em comissão, indicou sua esposa, Marília Bezerra, para a secretaria de Cultura e depois para Saúde.

Em 3 de agosto de 2017, a convite do prefeito Padre Walmir, o vereador Chaguinha assumiu a liderança do governo na Câmara Municipal de Picos, mas ficou pouco tempo. Deixou o posto no dia 17 de outubro do mesmo ano, e comunicou a decisão através de ofício encaminhado ao gestor. Foi substituído por Evandro Lima de Moraes, o Evandro Paturi (PT), que ainda hoje permanece.

No ofício endereçado ao Padre Walmir, Chaguinha agradeceu pela oportunidade de exercer a liderança do governo na Câmara Municipal de Picos, ressaltando que fora uma experiência ímpar.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Chaguinha foi eleito na coligação encabelada pelo Padre Walmir.Chaguinha foi eleito na coligação encabelada pelo Padre Walmir.

“Comunico-lhe que a partir desta data deixo a liderança do governo, mas, me coloco a disposição para defender seu governo e contribuir no que estiver ao meu alcance. Muito obrigado pela confiança depositada em mim” – escreveu Chaguinha à época em ofício encaminhado ao Padre Walmir.

No dia 28 de junho do ano passado, o grupo político do deputado Nerinho rompeu com o Padre Walmir e desde então o vereador Chaguinha se tornou o mais ferrenho crítico da administração. Em razão dessa atuação, foi escolhido pelos colegas como novo líder da oposição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.