Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Alunos da Universidade Estadual do Piauí decidem continuar greve

Durante a assembleia, foram discutidas pautas relacionadas aos documentos de propostas apresentados pelo Governo do Estado do Piauí.

Apesar da suspensão do movimento grevista dos professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), os discentes da instituição decidiram, durante a realização de uma assembleia nesta segunda-feira (15), a continuidade da greve estudantil, que deu origem ao SOS UESPI.

A decisão foi divulgada por meio das redes sociais do movimento. Durante a assembleia, foram discutidas pautas relacionadas as propostas apresentados pelo Governo do Estado do Piauí. Dessa forma, através de votação, os estudantes decidiram a continuidade da greve estudantil e da ocupação do Palácio Pirajá, incluindo os espaços noturnos.

  • Foto: Helio Alef/ GP1Movimento Sos UespiMovimento Sos Uespi

Por meio de nota, o SOS UESPI ainda informou as condições para que ocorra a desocupação, que são: criação imediata da comissão para discutir a implementação da autonomia financeira da universidade e o compromisso para que a execução orçamentária de 2019 seja entregue em duodécimos.

O grupo ainda deverá organizar um ato na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nos próximos dias para reiterar as pautas não respondidas.

Corte de energia

Os estudantes, ainda na segunda-feira (15), informaram que a administração superior da instituição suspendeu o fornecimento de energia do Palácio do Pirajá, além de tentar barrar a entrada dos discentes. “Além do corte de energia, funcionários estavam barrando a entrada de estudantes que vinham participar da assembleia. Como se já não bastasse as dificuldades enfrentadas por nós, estudantes da UESPI, agora também nos é tirado covardemente o direito de lutarmos por melhorias”, pontuaram nas redes sociais do SOS UESPI.

Fim da greve dos docentes

Após quatro semanas, os professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) decidiram, por meio de uma assembleia ocorrida no campus Torquato Neto, a suspensão do movimento e a manutenção das mobilizações para assegurar o cumprimento do acordo firmado com o Governo do Estado, após audiência de conciliação no Tribunal de Justiça.

Confira a nota:

Passamos cerca de 30 minutos negociando a entrada dos estudantes no Palácio para a realização da Assembleia Estudantil. A Administração Superior ilegalmente usou as forças de segurança para coagir e impedir os estudantes de entrarem e exercerem a Democracia dentro da Universidade, quando perceberem a insustentabilidade da situação, liberaram o acesso.

Na Assembleia foram discutidos os documentos de propostas apresentados pelo governo e pelo TJ e nossas contrapropostas e comentários. Um balanço sobre o movimento foi feito e avaliamos os resultados até agora.

A ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES DA UESPI DELIBEROU:

. Continuidade da Greve Estudantil

. Continuidade da Ocupação, incluindo espaços noturnos

. Condição para desocupação: a criação imediata da comissão para discutir a implementação da autonomia financeira da UESPI e o compromisso para que a execução orçamentária de 2019 seja entregue em duodécimos

. Dossiê estudantil sobre autonomia financeira para ser entregue aos deputados da ALEPI

. Ato na ALEPI

. Reiterar pautas não respondidas

. Congresso dos Estudantes da UESPI – CONEUESPI nos dias 24, 25 e 26 de maio

. Tuitaço até quarta-feira

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Professores da Uespi entram em acordo e greve pode terminar dia 15

Professores sinalizam acordo com governo pelo fim da greve da Uespi

Alunos e professores da Uespi fazem manifestação em frente a Alepi

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.