Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Campanha visa arrecadar R$ 1 milhão para a Igreja São Benedito

A igreja está fechada desde 2016 devido a queda do pináculo, um dos elementos que adorna a torre da igreja.  

Lucas Dias/GP1 1 / 12 Campanha para reabertura da Igreja São Bendito Campanha para reabertura da Igreja São Bendito
Lucas Dias/GP1 2 / 12 Frei Francisco das Chagas, pároco da Igreja São Benedito Frei Francisco das Chagas, pároco da Igreja São Benedito
Lucas Dias/GP1 3 / 12 Dom Jacinto Dom Jacinto
Lucas Dias/GP1 4 / 12 Dom Jacinto Brito Dom Jacinto Brito
Lucas Dias/GP1 5 / 12 Padre Tony Batista e Dom Jacinto Padre Tony Batista e Dom Jacinto
Lucas Dias/GP1 6 / 12 Reforma da Igreja São Benedito Reforma da Igreja São Benedito
Lucas Dias/GP1 7 / 12 Regina Sousa Regina Sousa
Lucas Dias/GP1 8 / 12 Campanha para reforma da Igreja São Benedito Campanha para reforma da Igreja São Benedito
Cinara Taumaturgo/GP1 9 / 12 Campanha Abrace a São Benedito Campanha Abrace a São Benedito
Cinara Taumaturgo/GP1 10 / 12 Arquidiocese de Teresina lança a campanha Abrace a São Benedito Arquidiocese de Teresina lança a campanha Abrace a São Benedito
Cinara Taumaturgo/GP1 11 / 12 Igreja São Benedito em Teresina Igreja São Benedito em Teresina
Cinara Taumaturgo/GP1 12 / 12 Igreja São Benedito Igreja São Benedito

A Arquidiocese de Teresina lançou na manhã dessa quinta-feira (25) a Campanha “Abrace a São Benedito”, que visa arrecadar 1 milhão de reais para a reforma da Igreja São Benedito, na qual se encontra fechada desde 2016.

A igreja foi construída em 1886 por negros e excluídos da época, que arrecadaram recursos durante 11 anos e posteriormente contaram com a ajuda do arquiteto italiano Frei Serafim. No entanto, em 2016 a igreja foi fechada devido a queda do pináculo, um dos elementos que adorna a torre da igreja.

Dom Jacinto Brito, arcebispo de Teresina, relatou que sente saudades da igreja, principalmente de escutar o som do carrilhão. “É uma causa de fé, é um templo católico em plena atividade. Mas também é uma causa cultural e afetiva. Inúmeras pessoas passaram, tendo aqui seu batismo, matrimônio, primeira comunhão e formatura. Há um valor afetivo e eu creio que quando o coração fala, o bolso também se abre”, afirmou.

A vice-governadora Regina Sousa esteve presente na solenidade e se mostrou engajada na campanha. “Se nós queremos abrir em outubro, temos, no máximo, dois meses para arrecadar o dinheiro, senão, não dá tempo de a construtora realizar a obra. Então, nós vamos nos engajar no movimento, porque a igreja é um patrimônio desta cidade e todos tem que se mobilizar, principalmente os católicos o governo não tem condições para doar, infelizmente, pois nós estamos passando por uma crise, mas tem como envolver seus membros do governo”, disse.

Como doar

O pároco da igreja São Benedito, frei Chagas Santos, lançou a campanha que visa arrecadar fundos para a reforma da igreja e explica como fazer as doações: “Pode ser através da nossa conta, que foi aberta no Banco do Brasil para isso, através da nossa vaquinha virtual, através do carnê, ou por meio da nossa máquina que foi doada pelo Banco do Brasil para que a população de Teresina faça a sua doação”.

Além disso, o frei ressaltou que materiais de construção também podem se doados. “Nós também queremos recorrer aos donos de indústrias, de construtoras que também façam sua doação, que pode ser por meio de materiais como tinta, cimento, ou seja, nós não fechamos a maneira de como os piauienses podem colaborar com a reforma. O importante é abraçar a nossa campanha, vista a camisa da reforma da Igreja de São Benedito”, afirmou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.