Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Ciro diz que Arcoverde é quem vai conduzir diálogo sobre Alepi

“Júlio que está conduzindo”, disse o senador Ciro durante entrevista ao GP1 neste domingo (19).

O senador Ciro Nogueira Filho (Progressistas-PI) tem evitado se envolver publicamente no impasse acerca do retorno do deputado estadual Júlio Arcoverde (Progressistas) para a Assembleia Legislativa do Piauí após ele deixar a Secretaria de Esportes e Lazer de Teresina (Semel). Durante conversa com o GP1 na manhã deste domingo (19), o senador afirmou que todo o processo está sob a responsabilidade de Arcoverde.

“Júlio que está conduzindo”, disse Ciro à nossa reportagem. Júlio Arcoverde deixou a Semel há alguns dias e apesar de ser o titular da vaga ainda não reassumiu sua cadeira na Alepi, simplesmente para não prejudicar a deputada Belê Medeiros (Progressistas) que embora tenha ficado como suplente, assumiu recentemente o mandato na Assembleia.

  • Foto: José Maria Barros/GP1Senador Ciro Nogueira quer expulsão de Afonsinho do ProgressistasSenador Ciro Nogueira

Quem sai?

O problema todo está na definição de quem vai deixar a Alepi para que Arcoverde retorne. O nome mais cotado ainda é o do deputado estadual Fábio Novo (PT) que, provavelmente, assuma a Secretaria da Cultura (Secult). Mas, o que se comenta nos bastidores é a indisposição do petista em deixar o mandato para resolver um problema causado por Arcoverde que decidiu se licenciar do mandato para acomodar o primeiro suplente da coligação B. Sá Filho, que também é do Progressistas.

Toda essa engenharia do PP se deu depois de o governador Wellington Dias (PT) anunciar que não pretendia convocar suplentes no início de sua quarta administração. A posição do chefe do Palácio de Karnak levou a uma negociação que envolveu o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) que abriu a Semel para acomodar Arcoverde e assim, chamar B. Sá Filho para a Alepi. No entanto, como Wellington acabou convocando suplentes, Júlio não tinha mais motivos para seguir no comando do Esporte da Capital e pediu para deixar a Secretaria de Esportes.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Fábio NovoFábio Novo

O problema é que a última suplente chamada foi justamente Belê que sem a convocação do sexto deputado, teria que deixar a Assembleia, o que Júlio Arcoverde e todo o PP querem impedir.

Conversa

Cabe acrescentar ainda que a volta de Júlio Arcoverde para o parlamento piauiense foi discutida durante um encontro entre Ciro Nogueira e Wellington Dias em Brasília. O que se tem até esse momento é que Dias deu carta branca para a reacomodarão de Arcoverde sem prejuízos a Belê.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Conversa 2

Está prevista para esta segunda-feira (20), um encontro entre Fábio Novo e o governador. A pauta seria justamente a ida do deputado petista para a Secult.

Mais nomes

É preciso explicar que além de Novo, o deputado estadual Flávio Júnior (PDT) também estaria na cartela de opções do governador para deixar a Assembleia. No entanto, o pedetista já disse à imprensa que não tem interesse de ocupar cargos no Executivo. Turista seria a pasta a set ocupada por Flávio.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Franzé diz que Arcoverde criou situação embaraçosa para Wellington

Wellington Dias e Fábio Novo adiam reunião para segunda-feiraFábio Novo

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.