Fechar
GP1

Picos - Piauí

Padre Walmir entrega três UBS’s em comunidades da zona rural

As UBS’s fazem parte de um grupo de unidades que se encontravam desativadas e necessitavam de reforma.

Divulgação/Ascom 1 / 6 Evento de inauguração da UBS Evento de inauguração da UBS
Divulgação/Ascom 2 / 6 Pe. Valmir durante seu pronunciamento Pe. Valmir durante seu pronunciamento
Divulgação/Ascom 3 / 6 Autoridades presentes na inauguração Autoridades presentes na inauguração
Divulgação/Ascom 4 / 6 Descerramento da placa Descerramento da placa
Divulgação/Ascom 5 / 6 Inauguração da Unidade Básica de Saúde Inauguração da Unidade Básica de Saúde
Divulgação/Ascom 6 / 6 Unidade Básica de Saúde Caraúbas Unidade Básica de Saúde Caraúbas

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, em nome do secretário, Júnior Santos, realizou na manhã desta sexta-feira (28) a entrega de três Unidades Básicas de Saúde para as comunidades Curralinhos II, Carnaíbas e Bocolô.

As UBS’s fazem parte de um grupo de unidades que se encontravam desativadas e necessitavam de reforma. O secretário Júnior Santos destaca a alegria em realizar a entrega das UBS’s e ressalta que o objetivo é sempre melhorar a área em Picos para a comunidade.

“É uma alegria para a gente, como gestor, quando inauguramos obra dessas, de cunho social altíssimo, onde a comunidade fica feliz, as pessoas idosas e crianças vão receber atendimento na porta de casa. Nos dá alegria esse tipo de ação. Esses postos estavam todos parados e foram reativados. Essas comunidades terão, no mínimo, de 15 em 15 dias, a assistência médica adequada, e queremos encurtar isso para que o atendimento seja feito semanalmente. A cada mês temos inaugurado de um a dois postos de saúde na zona rural, porque é onde a população sofre mais, onde o atendimento se torna mais precário, onde há dificuldade para tudo por conta de distância. E esse é o nosso objetivo com a Secretaria de Saúde: levar a esses povos a facilidade e acessibilidade no atendimento de saúde”, disse ele.

O secretário relatou ainda que todos os recursos utilizados para reativação dos postos de saúde são oriundos da conta da própria secretaria, em apoio com a Prefeitura de Picos.

“Estamos oferecendo uma estrutura completa com médico, atendimento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – que são os profissionais especializados, como nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e outros – e todo o atendimento educativo, para que a gente possa ter uma qualidade na saúde de Picos. Essas ações estão sendo realizadas com recursos próprios da Secretaria de Saúde e apoio da Prefeitura de Picos. Só temos a agradecer ao Padre Walmir que tem nos dados condições e tem nos incentivado e estimulado, cada dia mais”, afirmou.

O prefeito de Picos, Padre Walmir Lima, parabenizou todo o empenho que o secretário de Saúde tem tido, juntamente com sua equipe, para ir de encontro às necessidades dos mais carentes.

“A gente tem que agradecer a Deus, primeiramente, pela oportunidade de levar esse benefício de alívio para as pessoas das comunidades rurais. Agradecer também a Júnior e sua equipe, pois sabemos o quanto precisamos do SUS, mas, sobretudo, os mais simples, que não têm condições de ter um plano de saúde, por exemplo, e Dr. Júnior tem essa atenção especial, junto com sua equipe, que estão sempre voltados nas questões sociais, de estarem indo ao encontro das pessoas, e não esperar que as pessoas venham até ele, não esperar que procurem a Secretaria, não esperar que as pessoas saiam de suas comunidades para irem de encontro a determinado benefício, mas estar indo ao encontro delas, e facilitando esse encontro com essas reaberturas. Isso é o diferencial e ficamos felizes porque são centenas de famílias sendo beneficiadas”, disse.

Padre Walmir declarou que de todas as Unidades que serão entregues até a Semana de São João, apenas uma é em parceria com o Estado, todas as demais são recursos do município. Afirma também que, até o final do ano, outros benefícios serão entregues à sociedade picoense.

“Teremos na Semana do São João mais inaugurações. São mais duas UBS’s a serem entregues às comunidades, além de outros tipos de benefícios. E essas inaugurações não vão parar. Até o final do ano temos muita coisa para entregar. De todas as UBS’s que estamos entregando, apenas uma é em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, que é a do bairro Samambaia. Todas as demais são recursos próprios do município”, concluiu.

O empresário Francisco Araújo, mais conhecido por Araujinho, esteve presente na solenidade de entrega da UBS do Bocolô. Em entrevista, ele parabenizou a administração municipal pela atenção especial que tem dado ao município na área da saúde.

“Fico muito feliz e parabenizo a comunidade que hoje recebe uma obra desse porte. Vemos aqui uma UBS na zona rural, mas tudo feito com qualidade, como deve realmente ser feito, climatizada, aparelhada, com médica que atenderá semanalmente. Tenho acompanhado o Dr. Júnior Santos e ele está de parabéns, assim como o Pe. Walmir, que tem se destacado muito na área da saúde. Vemos que a administração tem se preocupado com isso e acho que é por essa e outras razões que devemos parabenizar a administração municipal neste momento”, declarou.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes vários secretários da Prefeitura Municipal de Picos, além de todos os coordenadores da Secretaria de Saúde. Alguns empresários da cidade também foram prestigiar o evento. Ao fim da solenidade, a comunidade pôde desfrutar de um momento de confraternização com lanches e ao som de um forró pé-de-serra.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.