Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Semcaspi lança TV e entrega certificados para dependentes químicos

O Centro de Convivência “Retomando Caminho” é o primeiro centro do país destinado a reinserção com a finalidade principal de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência quím

Hélio Alef/GP1 1 / 10 Entrega de certificados no Centro de Convivência Retomando o Caminho Entrega de certificados no Centro de Convivência Retomando o Caminho
Hélio Alef/GP1 2 / 10 João Batista recebeu certificação João Batista recebeu certificação
Hélio Alef/GP1 3 / 10 Comunidade Shalon Comunidade Shalon
Hélio Alef/GP1 4 / 10 Zé Santana Zé Santana
Hélio Alef/GP1 5 / 10 Centro de Convivência Retomando o Caminho Centro de Convivência Retomando o Caminho
Hélio Alef/GP1 6 / 10 Solenidade realizada no Centro de Convivência Retomando o Caminho Solenidade realizada no Centro de Convivência Retomando o Caminho
Hélio Alef/GP1 7 / 10 Comunidade Shalon Comunidade Shalon
Hélio Alef/GP1 8 / 10 Célio Barbosa, da Fazenda da Paz Célio Barbosa, da Fazenda da Paz
Hélio Alef/GP1 9 / 10 Samuel Silveira Samuel Silveira
Hélio Alef/GP1 10 / 10 Pastor Diego Pastor Diego

Na manhã deste sábado (31) foi realizada a solenidade de lançamento da TV “Paz na Web” e a entrega de certificados para egressos de comunidades terapêuticas que conseguiram entrar no mercado de trabalho. A solenidade aconteceu no Centro de Convivência Retomando o Caminho, localizado no Centro de Teresina.

O Centro de Convivência “Retomando Caminho” é o primeiro centro do país destinado a reinserção com a finalidade principal de atender usuários que concluíram tratamento para a dependência química por meio de comunidades terapêuticas.

O secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), afirmou que está sendo feito um trabalho para que o dependente químico consiga retornar a sua vida normal e ao trabalho. “Teresina mais uma vez sai na frente na política de enfrentamento das drogas, abraçando com muita firmeza, principalmente a prevenção. De todos os víeis possíveis, esse é o que mais deve ser fortalecido. Estamos fazendo isso bem forte, com a Fazenda da Paz. Esse é o primeiro centro de convivência do país para os recém-saídos de comunidades terapêuticos”, destacou Samuel Silveira.

Na solenidade foi lançada a TV “Paz na Web”, financiada pela Semcaspi, que vai disponibilizar via online, com programação diária, programas para a prevenção da dependência química. “A TV Web é um avanço para as comunidades terapêuticas do Piauí. Não só no Piauí, mas no Brasil, porque é um meio de comunicação, onde vamos conseguir alcançar mais pessoas, principalmente jovens, para trabalhar a questão da prevenção. Graças a Deus o Piauí tem se destacado a nível nacional e acreditamos que a TV Web, vai atender os jovens que são os grandes afetados com a dependência química”, afirmou o pastor Diego.

O evento contou ainda com a entrega de certificados por inclusão produtiva no mercado de trabalho de 17 egressos de comunidades que fazem parte do centro de convivência e que conseguiram entrar no mercado de trabalho.

João Batista Rodrigues Sousa afirmou que após sair da comunidade terapêutica, o apoio que conseguiu no centro foi essencial para conseguir um emprego e na luta contra a dependência química. “É muito bom esse projeto que estão fazendo, pois a gente não tinha oportunidade, um apoio, pois quando a gente saia, voltava para casa, para o mesmo bairro e não tinha um auxílio. Esse projeto nos ajuda e fortalece, pois não é fácil essa vida, já que a gente precisa desse apoio de reintegração social, com emprego, e uma oportunidade de ter uma profissão”, explicou.

*Com informações da repórter Liane Cardoso

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.