Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS investiga morte de adolescente por complicações de catapora

De acordo com a FMS, a paciente deu entrada no Hospital da Primavera, apresentando quadro grave de dispneia e dor torácica por complicações da catapora.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está investigando a morte de uma adolescente identificada como Giovana Karina dos Santos Silva, de 13 anos, que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (3), no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), por complicações de catapora.

De acordo com a FMS, a paciente deu entrada no Hospital da Primavera, apresentando quadro grave de dispneia e dor torácica por complicações da catapora. Por volta das 22h50 da noite, foi transferida para o HUT, devido à gravidade do caso, e veio a óbito às 1h38 da manhã.

O caso está em investigação pela Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, que enviou o resultado do exame de sorologia para o LACEN e aguarda o resultado para confirmação.

A doença

Também conhecida como Varicela, a catapora é uma doença infecciosa aguda, altamente transmissível, causada pelo vírus varicela-zóster. A vacina é a forma mais segura de prevenir a doença. A tetra viral (que também protege contra caxumba, rubéola e sarampo) é aplicada em crianças com 15 meses de idade, mas só após ela ter recebido a tríplice viral aos 12 meses. Caso a tríplice não tenha sido ministrada, basta procurar o posto de saúde mais próximo. Neste caso, a tetra viral é aplicada após 30 dias.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.