Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Teresina pode ter manifestações contra o aumento da passagem

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está se organizando para planejar manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está se organizando para planejar manifestações contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. A proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes Coletivos prevê o valor de R$ 4,22 e R$ 1,40, para passagem inteira e meia, respectivamente.

De acordo com Lucas Martins, diretor do DCE, a entidade possui uma cadeira no Conselho, tendo direito a um voto, e foi a única a se colocar contra a proposta de aumento apresentada pela Strans, na reunião realizada na última terça-feira (28). “Todas as outras representações votaram a favor do aumento, infelizmente”, declarou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Manifestação contra o aumento da passagem em Teresina Manifestação contra o aumento da passagem em Teresina realizada anteriormente

O Conselho é composto por representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI), do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT), Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (SINDLOJAS), Sindicato das Cooperativas de Táxi de Teresina (Sinditáxi), da Superintendência de Desenvolvimento Rural (SDR), da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), e da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul.

O estudante informou ao GP1 que no mesmo dia em que o Conselho aprovou o reajuste, o DCE participou de uma reunião do Fórum Pelos Direitos e Liberdades Democráticas, que reúne entidades e movimentos sociais. “Uma das pautas dessa reunião foi o aumento da passagem e ficamos de, no próximo encontro, já marcar um ato para poder movimentar a população contra o aumento da passagem”, colocou.

Desde 2011, grandes manifestações ocorrem em Teresina contra o aumento da passagem de ônibus. Em algumas ocasiões, os atos ganharam repercussão nacional. “Acho que tem toda a possibilidade de termos um ‘contra o aumento’ esse ano, não tem como ficarmos tranquilos diante dessa situação. Existem muitos problemas no transporte público, tem o aumento do número de assaltos nos ônibus, a superlotação e essa integração, que possui muitas falhas”, finalizou o diretor do DCE UFPI.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.