Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Moradores do Pedro Balzi participam de ação alusiva ao Outubro Rosa

O evento contou com a participação de 80 pessoas da região, seguindo todas as recomendações de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.

Os moradores do residencial Pedro Balzi, na zona sudeste de Teresina, participaram na tarde deste sábado (31) da ação “Muda Junto” em alusão ao Outubro Rosa, organizado pelos voluntários da plataforma online Teresina Transforma. O evento contou com a participação de 80 pessoas da região, seguindo todas as recomendações de segurança orientadas pelos órgãos de saúde.

Durante o evento, foram distribuídos 100 vouchers de atendimento médico especializado e 100 senhas para exames de mamografia, com o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) participaram através de palestra por vídeo explicando sobre as doenças. Além disso, foram realizados momentos lúdicos com aulas de zumba e brincadeiras.

  • Foto: Divulgação/AscomMoradores do Residencial Pedro Balzi participam ação alusiva ao Outubro RosaMoradores do Residencial Pedro Balzi participam ação alusiva ao Outubro Rosa

“O Outubro Rosa traz uma temática muito importante para a nossa população e nós aproveitamos essa ação existente no Residencial Pedro Balzi para fazer esse movimento preventivo e de integração. É mais uma forma de aproximar a população do serviço público em prol de sua saúde e bem-estar”, disse a secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Janaína Carvalho.

A coordenadora do Teresina Transforma, Débora Ferraz, explicou que o “Muda Junto” foi uma ação que aconteceu a nível nacional através das plataformas de voluntariado que são vinculadas ao Transforma Brasil. Ela afirmou ainda que a escolha do Residencial Pedro Balzi levou em consideração as atividades existentes na região, como as aulas de Zumba, que são desenvolvidas pelo instrutor físico Ray Santos, voluntário da plataforma.

“Tivemos 30 voluntários que participaram diretamente dessa ação, considerada bastante positiva para o Teresina Transforma. Levamos ao público os exames, mamografias, consultas ginecológicas e kits de higienes. Temos a certeza de que esse movimento vai encorajar as mulheres a enfrentar esse assunto com muita coragem”, disse a coordenadora.

Para a moradora da região, Joelma Costa, ação ajudou as mães que têm dificuldade de dedicar um tempo para cuidar de sua própria saúde a terem acesso à informação sobre o câncer de mama. “Foi um presente para todos nós, porque temos filhos ou netos, e a rotina de uma dona de casa impede de cuidar de nossa saúde”, disse a dona de casa.

O momento foi articulado através de uma parceria entre a frente local do Transforma Brasil, o Teresina Transforma, e a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fundação Maria Carvalho e PLAN Internacional Teresina.

A plataforma Teresina Transforma é um projeto criado pela a Associação Incubadora Porto Social, que tem sua base em Recife. Em Teresina, é operacionalizada pela Semcaspi, estando ativa desde dezembro de 2019. Para saber como ser um voluntário, como cadastrar seu projeto social ou conhecer mais sobre a articulação, basta acessar https://teresinatransforma.pmt.pi.gov.br.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.