Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SAMU registra queda de 75% no atendimento de sintomas gripais em Teresina

Mesmo com a queda dessas ocorrências, as autoridades médicas alertam sobre a necessidade de que a população siga as medidas de higiene, o uso da máscara e que cumpra o distanciamento social.

O SAMU de Teresina registrou diminuição de 75% no número de atendimentos a pessoas com sintomas gripais. No mês de outubro, foram 266 casos dessa natureza, contra 1.054 no mesmo período de junho. Mesmo com a queda dessas ocorrências, as autoridades médicas alertam sobre a necessidade de que a população siga as medidas de higiene, o uso da máscara e que cumpra o distanciamento social.

A diretora geral do órgão, Francina Amorim, informa que o SAMU já tinha um plano operacional para ser adotado no período atual. “Nós adotamos estratégias para todas as fases da pandemia da Covid-19 e, atualmente, em razão da queda de atendimentos a pessoas com sintomas gripais, as ambulâncias destinadas exclusivamente para esses casos, agora estão na reserva técnica, disponíveis para eventual necessidade. Continuamos mantendo rigorosos protocolos e padrões de precaução para evitar a proliferação do vírus”.

A estatística do SAMU aponta ainda que houve um leve aumento de ocorrências por outros casos de urgência, tendo passado de 2.398 atendimentos no mês de junho para 2.594 em setembro. Especificamente em relação a casos acidentes de trânsito, foi registrado aumento de 50%: em junho, o SAMU atendeu 297 vítimas de acidente de trânsito e em setembro o número aumentou para 446.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina, que presta socorro em casos de Covid-19 e demais urgências clínicas, obstétricas, traumáticas e psiquiátricas. Para ter acesso ao serviço, a população pode ligar para o 192. O seu primeiro contato é com telefonista. Em seguida, a ligação é repassada para médico regulador, que avalia o caso informado e classifica se é necessário o envio de ambulância básica, avançada ou se faz orientações médicas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.