Fechar
GP1

Bom Princípio do Piauí - Piauí

Coren interdita unidade de saúde por falta de enfermeiros no Piauí

A medida ocorreu em virtude da inexistência do profissional enfermeiro durante todo o horário de funcionamento da instituição de saúde e falta de documentos gerenciais.

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) interditou a Unidade Mista de Saúde Joana Moraes Souza, no município de Bom Princípio do Piauí por falta de enfermeiros no local. A vistoria foi realizada nesta segunda-feira (07) pelo conselheiro Flaviano Aragão.

A medida ocorreu em virtude da inexistência do profissional enfermeiro durante todo o horário de funcionamento da instituição de saúde, falta de documentos gerenciais, adequação do Procedimento Operacional Padrão (POP), dentre outros problemas identificados.

  • Foto: Reprodução/Coren-PIUnidade de Saúde em Bom PrincípioUnidade de Saúde em Bom Princípio

Segundo a Lei Federal n. 7.498/86, é obrigatória a presença do profissional enfermeiro (a) para a supervisão e gerenciamento dos serviços de Enfermagem. O conselheiro Flaviano Aragão, responsável pela inspeção da unidade informou que a interdição do estabelecimento seguirá até que o local se adeque as determinações do Coren.

“A inspeção se deu após a determinação da presidente do Coren-PI, Dra. Amanda Barreto, para que fosse feita uma inspeção In loco para averiguar se os problemas encontrados durante a fiscalização teriam sido sanados. Porém os problemas persistiram e foi decidido, em plenário, pela interdição ética dos serviços de Enfermagem. Não há prazo determinado, ou seja, a duração da interdição depende da gestão da Unidade de saúde em se adequar às determinações feitas pelo Conselho”, explicou.

  • Foto: Reprodução/Coren-PIConselheiro Flaviano AragãoConselheiro Flaviano Aragão

Exigências

Dentre as principais exigências do Conselho de Enfermagem do Piauí para adequação da unidade está a contratação de enfermeiros, produção dos materiais e documentos gerenciais, o POP (Procedimento Operacional Padrão), sistematização da Enfermagem, dentre outras adequações. Segundo Flaviano, a desinterdição será realizada após as falhas na unidade seram sanadas.

“São vários problemas que foram encontrados, mas se as falhas forem sanadas rapidamente, será feita a desinterdição. É importante ressaltar que isso mostra que a Enfermagem precisa e deve ser valorizada. Por isso que o Coren-PI faz essa fiscalização e quando identifica as irregularidades cumpre o seu papel de proteger os profissionais e a população” enfatizou o conselheiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.