Fechar
GP1

Aroeiras do Itaim - Piauí

TRE retoma terça julgamento do recurso contra cassação de Wesley Gonçalves

Suspenso no último dia 31 de janeiro com o placar de 3 a 3, julgamento será retomado na próxima terça-feira, 3 de março.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), retoma na próxima terça-feira, 3 de março, o julgamento do recurso interposto pela defesa do prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB). O gestor teve o mandato cassado no dia 12 de abril do ano passado acusado de captação ilícita de sufrágios, a popular compra de votos.

A decisão pela cassação foi do juiz da 10ª Zona Eleitoral, com sede em Picos, Fabrício Paulo Cysne Novaes e atingiu também o vice-prefeito Edilson Rodrigues Teixeira (PT). Os dois ingressaram com recurso junto ao TRE-PI contra a sentença em primeira instância e, após ser suspenso em duas oportunidades o julgamento será retomado na próxima terça-feira, 3 de março.

  • Foto: Divulgação/AscomWesley Gonçalves de DeusWesley Gonçalves de Deus

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, é quem vai proferir o voto de minerva, tendo em vista que, quando o julgamento fora suspenso pela última vez o placar estava empatado em 3 a 3.

A suspensão do julgamento ocorreu no dia sexta-feira, 31 de janeiro, quando três desembargadores haviam votado pelo provimento do recurso e outros três contra. A suspensão aconteceu em face do pedido de vista formulado pelo presidente da corte, desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho, que proferirá o voto de desempate.

Entenda o caso

Acusados de captação ilícita de sufrágio, a popular compra de votos, e de abuso do poder, o prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus (PTB) e o seu vice, Edilson Rodrigues Teixeira (PT), tiveram os mandatos cassados no dia 12 de abril do ano passado. A decisão é do juiz da 10ª Zona Eleitoral, com sede em Picos, Fabrício Paulo Cysne de Novaes. A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, edição de 16 de abril de 2019.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os gestores foi ajuizada pela coligação “Unidos para o bem do povo”, formada pelos partidos do PSB, MDB, PTC, PRTB, PTN e PPS. A aliança era encabeçada pelo candidato a prefeito Zênio Neves Holanda (PTC), que acabou derrotado nas urnas.

Desempenho eleitoral

Candidato pela coligação “Junto com o povo, venceremos de novo”, composta pelos partidos do PTB, PT e PR, Wesley Gonçalves de Deus foi eleito prefeito de Aroeiras do Itaim com 1.577 votos, equivalente a 53,17% dos votos válidos. Seu adversário Zênio Neves de Holanda (PTC) conquistou 1.389 votos, percentual de 46,83% dos votos válidos e ficou em segundo lugar.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Presidente do TRE vai decidir sobre cassação de Wesley Gonçalves

TRE retoma julgamento de recurso contra cassação de Wesley Gonçalves

TRE vai julgar recurso contra cassação do prefeito Wesley Gonçalves

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.