Fechar
GP1

Teresina - Piauí

SIMEPI se reúne com prefeito Dr. Pessoa para tratar sobre paralisação

A reunião foi proposta pela Prefeitura de Teresina, após paralisação de advertência dos médicos.

Na manhã desta quarta-feira, 16, no salão Nobre da Prefeitura de Teresina, ocorreu reunião entre representantes do Sindicato dos Médicos do Piauí – SIMEPI e da PMT para tratar sobre a paralisação dos médicos.

A reunião contou com a participação do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque; do vice-prefeito de Teresina, Robert Rios e do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa. A diretoria do Sindicado dos Médicos do Estado do Piauí - SIMEPI foi representada pelo presidente Samuel Rêgo; pela tesoureira, Lúcia Soares; pelo vice-presidente, Renato Leal; e contou também com a presença de Valrian Feitosa, diretor do SIMEPI, e do assessor jurídico, Pablo Forlan.

A reunião foi proposta pela Prefeitura de Teresina, após paralisação de advertência realizada pelos médicos piauienses, no último dia 16 de novembro. Na pauta, a discussão sobre as condições de trabalho da categoria junto a Fundação Municipal de Saúde.

O presidente do SIMEPI, Samuel Rêgo, foi enfático em exigir que a Prefeitura de Teresina adote um cronograma de ações para valorizar a carreira médica. Este plano deve incluir a progressão da carreira médica, a realização de concursos públicos e o fim dos vínculos precários de trabalho nas unidades de Saúde da Capital. Samuel Rêgo fez, ainda, duras críticas à gestão do Gilberto Albuquerque, à frente da Fundação Municipal de Saúde. “A FMS tem à frente um desposta, que não dialoga com a categoria, que não responde aos ofícios do Sindicato”, enfatizou.

O prefeito Dr. Pessoa se comprometeu, ao lado do vice-prefeito, Robert Rios, em elaborar um cronograma de ações e inserir o SIMEPI dentro dessas discussões. “Vamos trabalhar juntos. Vamos trabalhar unidos”, determinou o prefeito.

O vice-prefeito, Robert Rios, se mostrou sensível aos pleitos da categoria e frisou que os médicos, assim como aconteceu com os professores, terão a sua carreira valorizada pela gestão municipal e reforçou que essa valorização passa pela realização de concurso público.

Quanto aos prazos, Dr. Pessoa afirmou que em 2022 a Prefeitura de Teresina vai realizar concurso público para a área da Saúde. E que em 2023, Prefeitura e SIMEPI voltam a discutir a implantação do Piso FENAN. O prefeito, no entanto, adiantou que o pagamento do piso não deve acontecer de modo integral e imediato. “Vamos discutir um cronograma, pois não podemos pagar o Piso FENAM de uma vez, isso precisa acontecer de forma escalonada”, explicou o gestor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.