Fechar
GP1

Oeiras - Piauí

Zé Raimundo propõe consórcio para criação de usina de tratamento de lixo

O prefeito falou sobre o projeto durante reunião com a presença de gestores de 20 cidades do Piauí.

Unindo esforços para fomentar novas políticas públicas para tratamento de resíduos sólidos e destinação ambientalmente correta do lixo produzido em toda a região, o prefeito Zé Raimundo promoveu, na manhã desta quinta-feira, 09, um encontro com prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e agentes públicos de cerca de 20 cidades para abrir um diálogo sobre soluções integradas para o descarte adequado do lixo em toda a microrregião de Oeiras.

O propósito é estabelecer um consórcio para a criação de um espaço adequado para o aproveitamento integral dos resíduos sólidos e consequente encerramento dos lixões, atendendo às exigências legais, previstas pelo Novo Marco Legal Regulatório de Saneamento Básico.

Foto: Divulgação/AscomO encontro ocorreu na última quinta
O encontro ocorreu na última quinta

Na oportunidade, Zé Raimundo propôs a implantação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos em Oeiras, que irá oferecer a destinação final ambientalmente adequada ao lixo, transformando os resíduos sólidos urbanos de todas as cidades consorciadas em material de valor agregado, como telha, tijolo, adubo, tubulação para rede de esgoto e paralelepípedo, por exemplo.

“Estamos iniciando um processo para dar uma finalidade mais segura aos resíduos sólidos de Oeiras e das cidades num raio de 100 km, totalizando 20 municípios. Temos este desafio e nos reuniremos mais vezes para encontrarmos um denominador comum, que esteja dentro de uma razoabilidade e menor custo para que cada município traga o material coletado para Oeiras, onde temos a intenção de montar uma usina de tratamento de resíduos sólidos. Nossa intenção é que Oeiras e todos estes municípios deixem de ter lixões, dando uma solução definitiva à problemática do despejo de lixo”, detalhou o prefeito.

Foto: Divulgação/AscomPrefeito Zé Raimundo
Prefeito Zé Raimundo

Os procedimentos técnicos para implantação da usina foram expostos e detalhados pelo engenheiro sanitário e presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcus Andrey Vasconcellos, que participou do encontro a convite da Gerência Municipal de Meio Ambiente (GEMA).

Transformado nesses subprodutos, o lixo produz novos arranjos produtivos e gera emprego e renda em toda a região. “Estamos propondo a criação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos, que vai transformar os resíduos sólidos urbanos, o lixo, em material de valor agregado: telha, tijolo, tubulação para rede de esgoto, paralelepípedo, paver para calçamento de ruas. Essa usina é agregada a uma usina de biodigestor, que transforma o resíduo orgânico em gás, energia e o biofertilizante, que serve para criar novas cadeias produtivas na agricultura familiar. Isso traz diversos benefícios. Com isso, os municípios vão dar a destinação correta para os resíduos, deixando de enterrar e ou deixar a céu aberto, parando de contaminar o solo e também vai gerar produtos de valor agregado, que geram emprego e renda, beneficiando toda a região”, explanou o engenheiro sanitário, Marcus Andrey Vasconcellos.

Foto: Divulgação/AscomA reunião contou com a presença de 20 gestores
A reunião contou com a presença de 20 gestores

O assunto deve ser retomado em novos encontros. Também está prevista uma visita dos prefeitos ao município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, que possui uma usina de processamento de resíduos referência para todo o Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.