Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeito Dr. Pessoa revoga decreto e Teresina Shopping vai pagar IPTU

O decreto nº 20.710 foi assinado, na última terça-feira (09), e foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, revogou o decreto nº 16.744, de 23 de março 2017, assinado pelo então prefeito Firmino Filho que concedeu, ao Teresina Shopping, pertencente à empresa Claudino S.A – Lojas de Departamentos, incentivo fiscal de isenção de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O decreto nº 20.710 foi assinado, na última terça-feira (09), e foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (11).

Segundo o documento, o Teresina Shopping é um empreendimento imobiliário, e que, em seu pedido para se beneficiar de isenção de IPTU (incentivo fiscal) dos imóveis que compõe o empreendimento, alegou enquadrar-se como estabelecimento comercial varejista, como empresa do ramo industrial.

Foto: Lucas Dias/GP1Teresina Shopping
Teresina Shopping

No entanto, a Lei Municipal nº 2.528/1997 diz que os únicos empreendimentos passíveis de se beneficiarem com incentivos fiscais e, portanto, com isenção de IPTU, são os empreendimentos industriais e os prestadores de serviço de hotelaria.

“Todavia, a despeito da classificação de “industrial” pretendida pela ora beneficiária, não há, conforme o Cadastro Nacional de Atividade Econômica (CNAE) como enquadrar shopping center neste ramo de atividade”, diz trecho do decreto.

Consta ainda que a classificação de shopping center como atividade industrial tão somente se fundamenta em uma classificação da Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE), uma associação privada que representa, apenas, os interesses dos seus membros não possuindo, portanto, caráter oficial.

“Considerando, também, que não haveria qualquer razão para se discutir se a beneficiária seria empresa do ramo varejista ou não, uma vez que, à época em que fora editado o decreto concessivo (23.03.2017), não havia mais previsão de isenção fiscal para atividade desse ramo. A Lei Municipal nº 4.855/2015, além de outras mudanças, promoveu alteração no art. 1º, da Lei nº 2.528/1997, retirando os estabelecimentos comerciais varejistas do rol de beneficiários de incentivos ficais, conforme já transcrito”, diz outro trecho do documento.

Ao final o prefeito Dr. Pessoa revogou o Decreto nº 16.744, de 23 de março 2017, que concedeu, ao empreendimento Teresina Shopping, pertencente à Empresa Claudino S.A – Lojas de Departamentos, incentivo fiscal de isenção de Imposto Predial Territorial Urbano - IPTU.

Nota de esclarecimento

O secretário de Comunicação da Prefeitura de Teresina, Lucas Pereira, enviou nota sobre a revogação do decreto informando que a atual gestão admira e exalta o trabalho do grupo Claudino, mas que o momento atual exige medidas de contenção de gastos e buscas por receitas. Confira abaixo nota na íntegra:

Nota

O prefeito de Teresina, doutor Pessoa assinou decreto revogando a isenção do IPTU do Teresina Shopping. A atual gestão da prefeitura ressalta que admira e exalta o trabalho do grupo Claudino na geração de empregos e fomento da economia do Estado, contudo, o momento fiscal, agravado pela pandemia de coronavírus exige medidas de contenção de gastos e buscas por receitas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.