Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cinco mil tablets são encontrados 'abandonados' no prédio da Semec

Os produtos foram comprados por cerca de R$ 28 milhões na gestão do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB).

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) contabilizou nesta segunda-feira (15) cerca de 5 mil tablets que estão sem uso desde o ano de 2014. Segundo a Prefeitura de Teresina, os equipamentos foram comprados durante a gestão do ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) e serão recuperados para serem distribuídos aos alunos que estão em aulas remotas.

De acordo com levantamento da Semec, na época foram adquiridos 5 mil tablets para o fomento da inclusão digital, por meio do Programa Um Computador por Aluno (UCA), custando cerca de R$ 28 milhões. Porém, o Programa não passou da fase de testes, principalmente pela dificuldade na distribuição da internet.

Foto: Lucas Dias/GP1Secretário Nouga Cardoso
Secretário Nouga Cardoso

“Nos deparamos com esses equipamentos em várias escolas municipais, infelizmente sem uso. Por mais que tenha chegado com a melhor das intenções, foi abandonado indevidamente. Recurso público desperdiçado”, declarou o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso.

Parte dos tablets adquiridos em 2014 foi doada como forma de premiação para alunos medalhistas de olimpíadas de conhecimento. No entanto, mais de 3 mil ainda estão guardados, alguns danificados. Agora, o secretário Nouga Cardoso pretende restaurar o material, atualizar as licenças a favor das aulas remotas.

Foto: Reprodução/WhatsAppTablets encontrados pela Semec
Tablets encontrados pela Semec

“Vai ser uma grande força ao acesso dos alunos que estão assistindo aulas online. Nesse momento estamos realizando um levantamento de custos para ter esses tablets funcionando novamente, e o objetivo é recuperá-los para que sejam uteis de verdade. Além disso, poderemos utilizar parte dos equipamentos em outros projetos como por exemplo, introdução ao letramento digital, iniciação ao empreendedorismo, dentre outros”, conclui o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.