Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Empresário é preso em Teresina acusado de estelionato

A Polícia Civil apontou que ele se utilizava de um cartão clonado para comprar produto hospitalar.

Policiais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), em conjunto com a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), prenderam em Teresina um empresário do ramo de produtos eletrônicos acusado de se utilizar de dados de um cartão de crédito clonado para adquirir produtos hospitalares de uma empresa do Mato Grosso.

De acordo com o delegado Júlio Castro, as investigações tiveram início depois que a equipe do da CORE, da qual é titular, recebeu informações que davam conta de uma suposta fraude envolvendo a compra de produtos hospitalares por parte de um empresário de Teresina.

A partir disso, investigadores da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) passaram a dar apoio no caso até que se descobriu que os dados fornecidos para a compra dos produtos, que ocorreu de forma online, pertenciam a uma idosa do Rio de Janeiro, que teve o cartão de crédito clonado.

“Essa idosa do Rio de Janeiro, que a gente identificou como uma das vítimas, somente no cartão dela foram feitas duas compras de produtos hospitalares, uma de R$ 15 mil e outra de R$ 13 mil. Esse empresário não é do ramo hospitalar, ele atua em outros ramos, mas a partir do contato com a pessoa que obteve esses dados de cartão clonado, ele enxergou uma oportunidade de comprar esses produtos e distribuir”, explicou.

Com isso, os policiais da CORE e DRCI monitoraram a chegada dos produtos e conseguiram prender o empresário em flagrante, quando ele os recebeu em uma transportadora na última segunda-feira (12).

O delegado Anchieta Nery ressaltou que nesse tipo de golpe, conhecido em todo Brasil e demais países do exterior como cards, os criminosos têm funções distintas. “Um sobe os sites maliciosos para obter os dados de cartões das vítimas ou então encontra uma brecha no sistema dos bancos e outros são responsáveis por vender esses dados de cartões no mercado online para quem tem interesse em fazer essas compras [fraudulentas]”, completou.

A autoridade policial alertou que “vários comerciantes têm sido vítimas de compras fraudulentas envolvendo cartão de crédito no Brasil inteiro. Esse é um crime que pode ser cometido à distância e, muitas vezes, o autor se esconde atrás de identidades falsas”, frisou.

As investigações sobre o caso vão continuar para identificar mais pessoas envolvidas na fraude.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.