Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Projeto para uso de focinheira em cachorro gera polêmica em Teresina

O vereador defendeu o uso obrigatório de focinheira para cachorros de grande porte em locais públicos.

Após críticas ao Projeto de Lei que obriga o uso de focinheira em cachorros de grande porte em Teresina, apresentado pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB), a Câmara Municipal deverá realizar uma audiência pública com tutores, adestradores e veterinários para discutir o tema.

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (26), a vereadora Thanandra Sarapatinhas (Patriotas) explicou que não é a favor do uso de focinheira para os cães e defendeu que os tutores deveriam ter bom senso. Thanandra, no entanto, entende que nem todas as pessoas tem bom senso.

Foto: Lucas Dias/GP1Thanandra Sarapatinhas
Thanandra Sarapatinhas

"Não sou a favor do uso de focinheira nos animais. Como protetora e amante dos animais sei que é incômodo para o animal ficar com esse objeto na cara, atrapalhando a respiração, mas eu tenho consciência que também vai do bom senso do tutor do animal, porque ele sabe do temperamento. A gente sabe que tem gente que não tem consciência”, destacou a vereadora.

Está prevista para o próximo dia 7 de junho uma audiência pública com veterinários, tutores, adestradores e clubes de donos de cachorros de grande porte como Golden Retriever, Doberman, Labrador, Pitbull e Pastor Alemão.

Projeto de Lei

O Projeto de Lei nº 115/2021 de autoria do vereador Venâncio Cardoso (PSDB) obriga o uso de focinheira para animais com amis de 60 centímetros ou com peso acima de 20 quilos. O PL prevê ainda a aplicação de multa de R$ 250 em caso de descumprimento, podendo dobrar o valor em caso de reincidência.

Foto: Lucas Dias/GP1Venâncio Cardoso
Venâncio Cardoso

“Com a pandemia cresceu muito aqui em Teresina o número de pessoas que praticam esportes de rua e de pessoas que levam seus familiares e suas crianças para passear em espaços públicos. Uma demanda que surgiu foi a necessidade de animais de grande porte utilizarem focinheira nos locais públicos de prática esportiva”, defendeu Venâncio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.