Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Dr. Pessoa discute situação de famílias após reintegração de posse

Dr. Pessoa disse que vai pedir auxílio do Governo Federal e Estadual para resolver o impasse.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e o secretário de Finanças, Robert Rios, participaram na manhã desta sexta-feira (13) de uma reunião com representantes da Federação das Entidades Comunitárias do Piauí (FECOPI) para discutir o destino das pessoas após reintegração de posse na Santa Maria da Codipi, ocorrida nessa quarta-feira (11).

Francisco das Chagas Lima, liderança comunitária, contou que a maioria das famílias estão sem um teto e que eles querem que a prefeitura firme um compromisso para que alugue casas para que elas possam ter um lugar para ficar.

Foto: Renato Rodrigues/GP1Moradores pedem acordo de reintegração de posse no Parque Brasil
Moradores pedem acordo de reintegração de posse no Parque Brasil

“Algumas pessoas foram alocadas em colégios, outras foram para casa de parentes, estamos aqui pedindo socorro, estamos aqui hoje para reivindicar do prefeito para que ele firme compromisso com a gente de alugar casa para colocar as famílias que não têm para onde ir, esse é o nosso objetivo”, afirmou Francisco.

Maria Carolina Silva, uma das ocupantes do residencial, contou que vivia no Monte Verde em uma casa de favor, mas que ela tem que sair dentro de 20 dias. "Eu morava no Monte Verde de favor, quando surgiu para gente ir para essas casas e quando foi agora me tiraram eu fiquei com meus filhos sem ter onde morar, voltei pra mesma casa, mas a pessoa só meu deu 20 dias pra eu ficar, e eu não tenho para onde ir. Eu estou desempregada, estou vivendo de ajuda", relatou.

Foto: Renato Rodrigues/GP1Prefeito Dr. Pessoa
Prefeito Dr. Pessoa

Ao final da reunião, Dr. Pessoa foi conversar com as centenas de pessoas que estavam na frente da prefeitura e afirmou que não poderia dar nenhuma solução este ano porque, segundo ele, não há recursos. “Todos que estão listados, nós vamos analisar quem é que precisa da moradia. Vamos analisar junto com representantes e assistentes sociais e vamos dar uma resolutividade deste ano para o ano que vem, não digo este ano porque encontramos os cofres da prefeitura vazios, mas vamos fazer de tudo para pelo menos já ter a localidade o mais rápido possível”, relatou o prefeito.

“Vamos pedir auxílio do Governo Federal e Estadual para que vocês tenham o que está na Constituição mas, dentro do possível, vai ter um organograma de habitação municipal integrado com esses dois governos, se os outros entes falharem é um compromisso do prefeito dar moradia para vocês”, concluiu Dr. Pessoa.

Entenda o caso

Os imóveis do residencial Parque Brasil foram ocupados pelas famílias na sexta-feira (6) e na quarta-feira (11) o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Piauí, com apoio da Polícia Federal e do Corpo de Bombeiros, cumpriu os mandados judiciais da reintegração de posse. Durante a ação houve disparos de bombas e sprays de pimenta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.