Fechar
GP1

Teresina - Piauí

COE emite alerta para o aumento de casos de covid-19 em Teresina

O aumento foi de 34% no número de casos confirmados na Capital, na 34ª semana epidemiológica.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Fundação Municipal de Saúde, emitiu um alerta para o aumento de casos de covid-19 no município de Teresina. O aumento foi de 34% no número de casos confirmados na Capital, na 34ª semana epidemiológica, que compreende o período de 22 a 28 de agosto.

Outros destaques relativos a esse período são o aumento na demanda por testes RT-PCR (+116%); o crescimento expressivo na positividade dos testes RT- PCR (de 11% para 23%); alé, do crescimento de 17% nas internações por coronavírus. Outro índice de aumento foi sobre o valor do Rt pontual ao final, que ultrapassou a unidade (Rt > 1,0). Esse índice aponta o aumento da transmissibilidade do vírus.

O infectologista e coordenador médico do COE da FMS Teresina, Walfrido Salmito, explica que os números tinham sofrido uma queda nas últimas semanas e que o novo crescimento pode estar relacionado ao não cumprimento dos protocolos de segurança.

“A gente se preocupa com esses dados de aumento porque vinha em decréscimo nas últimas doze semanas. Pode ser reflexo de várias situações, mas a gente acredita, especialmente, que seja relacionado ao comportamento das pessoas em não cumprirem rigorosamente os protocolos de segurança”, pontuou.

Ele alertou ainda que caso haja uma nova onda da pandemia na Capital, será necessário retroceder nas medidas atuais e voltar a adotar as restrições. “Nosso alerta é de preocupação com o aumento de casos que pode gerar demanda por leitos e se repetir o que já vimos em fases anteriores da pandemia. Se chegarmos a índices maiores e chegarmos a 90% a 100% da nossa capacidade de atendimento não teremos outra opção que não seja retroceder nessas medidas atuais”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.