Fechar
GP1

Picos - Piauí

Evandro Alberto é empossado para o 2º mandato como reitor da Uespi

A cerimônia ocorreu no Campus Barros Araújo, em Picos, onde o reitor começou sua carreira docente.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT) empossou nesta sexta-feira (14), no Campus Barros Araújo, em Picos, os professores Evandro Alberto e Jesus Abreu, para os cargos de reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A cerimônia ocorreu de forma híbrida e foi transmitida pela instituição e pelo Governo do Estado. O evento contou com a presença de parlamentares e secretários.

Em seu discurso, o reitor recém-empossado, que segue com o mandato até 2026, agradeceu pelo momento e afirmou que irá trabalhar com dedicação pela Universidade Estadual do Piauí, acreditando na capacidade de mudança da instituição.

Foto: Alef Leão/GP1Evandro Alberto de Sousa
Evandro Alberto de Sousa

“A universidade vai estar presente em cada lar, em cada comunidade com seus projetos, transformando as vidas das pessoas e instrumentalizando para que as pessoas possam melhorar a vida de suas comunidades. Quero agradecer e dizer que vamos trabalhar com muita dedicação, porque é um privilégio ser professor de instituição pública, principalmente como esta, nossa querida Universidade Estadual do Piauí”, disse Evandro Alberto.

Já o governador do Piauí, durante sua fala, destacou que está compromissado, junto com a vice-governadora, Regina Sousa (PT), para trabalhar junto com a gestão de Evandro Alberto e buscando novos resultados.

Foto: Lucas Dias/GP1Wellington Dias
Wellington Dias

“Quando a gente tem um estado que aposta em desenvolvimento de forma planejada, isso também tem um efeito geral para o todo, para a comunidade que trabalha e também para a população e é com esse caminho que vamos trabalhar em mais um mandato. É um compromisso meu, da vice-governadora, de toda nossa equipe. Vamos estar juntos, trabalhando, porque acreditamos no Piauí”, destacou o governador.

Currículos do reitor e vice-reitor

Ambos foram eleitos para os cargos no dia 30 de novembro de 2021, após 12 horas de votação on-line, por meio do Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting, que envolveu servidores, técnicos, professores e estudantes da instituição. A chapa de Evandro Alberto recebeu 58,26% dos votos válidos.

O atual reitor já foi coordenador do curso no período de 2003 a 2013 e diretor do campus Professor Barros Araújo de 2014 até 2017. Em janeiro de 2021, Evandro assumiu o comando da Uespi. Ele é doutor em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; é mestre em Serviço Social também pela UFPE; especialista em comunicação educacional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduado em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O eleito vice-reitor, professor Jesus Abreu, possui mestrado em Cirurgia Cardiovascular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutorado em Engenharia Biomédica pela UNIBRASIL e é professor efetivo da UESPI. Atuou na coordenação do curso de Medicina da Uespi em 2014 e na direção do Centro de Ciências da Saúde no período de janeiro de 2015 a novembro de 2021. O professor também foi o fundador das residências de Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular do HGV, onde é supervisor do programa de Cirurgia Vascular.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.