Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Strans instala placas de sinalização com alertas sobre alagamentos

Estão sendo providenciadas cerca de 20 placas de advertência para áreas de risco de alagamentos.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina (Strans), por meio da Diretoria de Trânsito e Sistema Viário, iniciou, nesta sexta-feira (14), a instalação de placas para a sinalização de áreas que possuem riscos de alagamentos em algumas localidades na cidade como medida preventiva devido ao período de chuvas.

A implantação de sinalização que indica as áreas com risco de alagamento foi colocada como medida importante a ser executada para prevenir situações de perigo e emergência nas localidades onde o alto volume de chuvas pode causar enchentes e acidentes.

Foto: Divulgação/StransPlacas de sinalização
Placas de sinalização

O local que recebeu a sinalização, neste primeiro momento, é o trecho no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a rua Eustáquio Portela, no bairro Jockey, na zona Leste, por conta da obra de construção de uma galeria, e por conta do grande fluxo de veículos.

O superintendente da Strans, Cláudio Pessoa, explica que o órgão faz parte do Comitê de Emergência e recebeu relatório das SAADs e da SEMDUH apontando pontos sensíveis a alagamentos no município de Teresina. Foram elencados, aproximadamente, 50 pontos em toda cidade e a Superintendência atendeu a esse chamamento e produziu uma sinalização de advertência para aqueles pontos já conhecidos pela população de risco do alagamento.

“Existe uma distribuição de locais e regiões onde serão implantadas as placas, nós temos, por exemplo, algumas vilas que necessitam de uma atenção especial até pela própria topografia facilitando esse alagamento, então, a gente trata de locais específicos e de regiões. Nesse sentido, 50 pontos são suscetíveis a intervenções ou interdições e a sinalização vai ser de acordo com essas realidades, se houver a necessidade de uma advertência ou de uma placa educativa indicando atenção redobrada ou as circunstâncias de tráfego no momento de uma chuva, elas serão implementadas nesses locais”, destaca Cláudio Pessoa.

Foto: Divulgação/AscomStrans instala placas de sinalização
Strans instala placas de sinalização

As placas seguem as normas previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Estão sendo providenciadas cerca de 20 placas de advertência para áreas de risco de alagamentos.

“Os outros pontos onde serão instaladas as placas serão escolhidos de acordo com as circunstâncias, se for necessária uma intervenção, nos valeremos, além da sinalização vertical e de dispositivos de sinalização auxiliar. A gente reforça e agradece o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), bem como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Estado, através da Polícia Militar, nos fornecendo tantos os homens como os dispositivos de sinalização necessários para que, se for o caso, fazer essa intervenção”, conclui o superintendente.

A Strans ressalta à população que, ao se deparar com áreas alagadas, não é recomendado o contato ou enfrentamento das águas e em situações como essa. A Defesa Civil pode ser acionada 24h pelo telefone 199. É importante que as pessoas evitem deixar veículos estacionados nessas áreas no momento de chuva.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.