Fechar
GP1

Parnaíba - Piauí

Lacen confirma primeiro caso de Flurona no Piauí, diz Sesapi

A Flurona é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes, para gripe e covid-19, dão positivo.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou na manhã desta quinta-feira (27) que o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou o primeiro caso de infecção simultânea pelos vírus influenza e coronavírus no Piauí. A identificação da dupla contaminação foi observada em uma mulher de 84 anos, de Parnaíba, no litoral do Piauí.

A mulher, que possui comorbidades, apresentou sintomas gripais leves como febre, dor de cabeça, precisou de hospitalização em leito clínico, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), mas já teve alta. O resultado teste RT-PCR que confirmou a dupla infecção saiu nesta quinta. O Lacen-PI informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2.

A chamada flurona é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes, para gripe e covid-19, dão positivo. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus). Como os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório especifico pode confirmar a dupla infecção pelos vírus.

A Sesapi destacou que a imunização contra a Influenza e a Covid-19 são eficazes para a doença e suas formas mais graves. Além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.