Fechar
GP1

Simplício Mendes - Piauí

Prefeito Márcio Moura destaca avanços em Simplício Mendes

O jovem gestor tem 28 anos e foi eleito no dia 15 de novembro de 2020 com 4.301 votos (55,02%).

Eleito o prefeito mais jovem do município de Simplício Mendes, com apenas 28 anos, Márcio Moura (PSD) elencou nesta terça-feira (22), em entrevista ao GP1, os principais feitos da atual gestão, que se iniciou no dia 1º de janeiro de 2021. O gestor foi eleito no dia 15 de novembro de 2020, com 4.301 votos (55,02%).

Desde quando assumiu a gestão da cidade, Márcio Moura traçou metas e estabeleceu como foco a Educação, Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura. Atualmente, a cidade conta com cerca de 10 mil habitantes e já vive uma verdadeira mudança.

“A gente assumiu no dia 1 de janeiro de 2021 e Simplício Mendes é, hoje, um município polo com cerca de 10 mil habitantes com uma área territorial enorme. E nós temos feito muito nesses últimos dois anos, principalmente, na Educação e na Infraestrutura da cidade”, afirmou o prefeito Márcio Moura.

Foto: Alef Leão/GP1Prefeito Márcio Moura
Prefeito Márcio Moura

Educação

Na área da Educação, o principal desafio já foi a pandemia da covid-19. A cidade soube lidar bem com as dificuldades no âmbito educacional, mas a partir do início de 2022, foi feito um trabalho pela Secretaria Municipal de Educação, onde foi possível recuperar o tempo perdido das aulas presenciais. Além disso, o ano de 2023 já promete mais mudanças como a implantação do ensino de tempo integral em 50% da rede municipal de ensino e ainda existe a meta de encerrar o próximo ano com toda a rede municipal com ensino integral.

“Tivemos um início de gestão bem difícil na Educação de Simplício Mendes por conta da pandemia, não foi fácil, mas já nesse ano de 2022 a gente fez um trabalho diferente na educação, principalmente, para recuperar o tempo perdido de aulas presenciais. Nós implantamos o ensino de tempo integral em mais de 50% das escolas da rede de educação do município e para o ano de 2023 já está prevista uma implantação maior. Nossa meta é chegar a 100% do tempo integral na rede municipal de educação de Simplício Mendes”, pontuou o prefeito.

Foto: Alef Leão/GP1Márcio Moura
Márcio Moura

Outro ponto principal no fortalecimento da Educação do município é o investimento nos ônibus escolares e na valorização profissional dos docentes, que receberam o aumento no piso salarial de 34%.

“Trocamos este ano a frota de veículos, dos ônibus escolares, estamos renovando, comprando novos ônibus, construindo creches com recurso próprio do FUNDEB e agora estamos finalizando uma creche já, fazendo novos projetos para a construção de novas creches, no município, ampliando as escolas. O piso salarial dos professores cumprimos e até colocamos mais um pouco chegando a 34% do piso salarial para os professores. Estamos lá investindo bem na educação”, detalhou o gestor.

Infraestrutura e desenvolvimento urbano

Em toda gestão existem áreas que são bem delicadas de serem cumpridas e isso exige muito de cada gestor. Em Simplício Mendes, a Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano se tornou prioridade e a prefeitura da cidade resolveu solucionar problemas atuando desde sua estrutura ao asfaltamento nos bairros.

“Hoje no aspecto visual da cidade já tem melhorado muito. Nós mudamos as entradas da cidade e a infraestrutura da cidade está bem mais diferente. Os problemas em uma prefeitura são diversos e a gente luta todos os dias para alcançar os objetivos. Eu penso em melhorar bastante a infraestrutura e isso ocorreu na sede da prefeitura, que teve que passar por uma grande ampliação e agora está de cara nova. Hoje atendemos no prédio próprio da prefeitura, todos os prédios em pleno funcionamento, os veículos do município passam por um remanejamento, estão sendo trocados e tirando de circulação os veículos mais velhos. Estamos tratando do asfaltamento nos bairros da cidade e vários outros projetos para que a cidade possa avançar cada vez mais”, ressaltou ao GP1.

Saúde

Essencial em toda gestão, Simplício Mendes não deixou a Saúde de lado e se preocupou com a contratação de profissionais, como cirurgiões, ginecologistas, psiquiatras e cardiologistas. Assim, a Saúde do município ficou mais reforçada com capacidade de atender melhor.

“Na área da saúde estamos contratando profissionais especialistas contratando cirurgião, contratamos ginecologista, contratamos mais psiquiatras e também contratamos agora cardiologistas lá para o município, para avançar mais na saúde”, disse o gestor.

Agricultura

Um setor que vem em grande expansão e já é fator importante na economia piauiense é a Agricultura. Simplício Mendes não deixou de se atentar a isso e teve um olhar especial de fortalecimento principalmente direcionando investimentos e parcerias com outros órgãos.

“Na agricultura a gente tem dado total incentivo, total apoio aos agricultores, principalmente, na aração de terra, também na zona rural, na recuperação das estradas vicinais todos os anos é feito esse trabalho mesmo para poder ter o acesso melhor. Para esses moradores do campo, o incentivo total na apicultura é bem forte, o mel na região nós temos muita exportação para vários países. Agora mesmo no mês de setembro, em parceria da prefeitura, com SEBRAE e a Comapi, fizemos o primeiro Festival de Mel. Foi um sucesso, o município também investiu muito na parte da pecuária junto ao SENAI, conseguimos técnicos para fazer acompanhamento a família e aos criadores e fizemos também a primeira a exposição de caprinos. Assim, a gente está incentivando os criadores a melhorar a genética do seu rebanho. No mês de setembro, junto com o aniversário da cidade, nós tivemos também a primeira Feira da Agricultura Familiar que foi um sucesso”, destacou à nossa reportagem.

Por fim, após elencar o trabalho realizado pela Prefeitura de Simplício Mendes, o prefeito agradeceu a confiança da população do município e deixou claro que mais trabalhos serão feitos para a cidade receber ainda mais melhorias.

“Gostaria de agradecer a toda a população, todos por terem confiado no nosso nome para estar à frente da prefeitura. Estamos procurando a trabalhar, fui eleito o prefeito mais novo na história lá do município aos meus 28 anos de idade e estou trabalhando dia a dia para melhorar a cidade”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.