Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Câmara deve realizar audiência sobre cancelamento de vagas na Uespi

O requerimento foi apresentado pelo pelo vereador Evandro Hidd e pede presença do reitor Evandro Alberto.

Com o cancelamento do período 2023.1 da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a não oferta de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Câmara Municipal de Teresina pode realizar uma audiência pública com o reitor da instituição, professor Evandro Alberto. O requerimento para a audiência foi apresentado nesta terça-feira (29), pelo vereador Evandro Hidd (PDT).

De acordo com o parlamentar, cerca de 12 mil vagas deixarão de ser ofertadas neste ano para e por isso, para discutir a problemática e tentar reverter a situação, foi apresentado o requerimento solicitando a audiência pública.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Evandro Hidd
Evandro Hidd

“No último dia 10 de novembro fomos surpreendidos com uma publicação no Diário Oficial do Estado, de uma resolução da UESPI cancelando o período 2023.1 da instituição. Ou seja, aqueles alunos que estavam se preparando, não mais poderão concorrer às vagas para este primeiro período, seja pelo SISU ou outros meios de ingresso. Uma geração fica prejudicada pela falta de organização ou planejamento da instituição. Fomos procurados por um grupo de pais de alunos e vamos entrar nessa luta, para que se possa rever essa decisão”, disse Evandro Hidd.

Entenda

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) não vai ofertar vagas para o semestre 2023.1 por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A informação foi confirmada por meio de nota divulgada pela instituição nesta segunda-feira (28). A decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex), e foi motivada pelo atraso no calendário acadêmico causado pela pandemia.

Com isso, a instituição ofertará vagas para novos alunos da graduação somente a partir de outubro de 2023, no semestre 2023.2, que inicia no dia 2 de outubro e vai até 9 de fevereiro de 2024. A Uespi informou ainda que pretende ajustar o calendário acadêmico apenas no primeiro semestre de 2024.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.