Fechar
GP1

Teresina - Piauí

FMS diz que Teresina atingiu menor índice de testes de covid positivos

Segundo o COE Municipal, Teresina está apta a seguir com o plano de flexibilização das medidas retritivas

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina divulgou nesta quinta-feira (17) que a capital atingiu a menor taxa de positividade de testes para covid-19, desde o início da pandemia em 2020.

Conforme os dados do Comitê de Operações Especiais- COE Teresina, somente 4% das amostras de swab nasal testadas, entre 10 e 16 de março tiveram resultado positivo ao teste tipo PCR. O percentual foi calculado sobre pacientes testados nas UBS, UPAs e hospitais de Teresina. Vale lembrar que nos momentos mais críticos, a taxa de positividade em Teresina chegou a 38% em junho de 2020, 45% em abril de 2021 e 52% no início de fevereiro de 2022.

Foto: Divulgação/AscomFMS atende desabrigados e realiza testes Covid-19 em Teresina
Teste de covid-19 tipo PCR em Teresina

De acordo com Marcelo Vieira, médico e virologista do COE Municipal, Teresina está apta a seguir com o plano de flexibilização gradual das medidas restritivas. “Uma positividade de 4% é mais um indicativo de que o nível de transmissão da covid-19 está baixo em Teresina e que o plano de flexibilização gradual das medidas restritivas poderá prosseguir, com respaldo técnico e científico e alicerçado na realidade epidemiológica local", afirmou.

Marcelo explica ainda que passados vários ciclos de transmissão da covid-19, desde o período do carnaval e do início das atividades escolares, a positividade dos testes caiu. Entretanto, ressalva: “mais do que nunca, o monitoramento contínuo de todos os indicadores torna-se fundamental, com foco em cada uma das etapas da história da covid-19 e atenção às possíveis vulnerabilidades externas que podem interferir nesse processo, como a introdução de novas variantes”, alertou o virologista.

O infectologista Walfrido Salmito também respaldou a afirmação de que Teresina poderá seguir com a flexibilizaão das medidas restritivas. “A flexibilização proposta tem total amparo na ciência e, sob premissas semelhantes, outras dezenove capitais de estados brasileiras e várias unidades da federação, incluindo cinco da região Nordeste, também já tiveram a mesma iniciativa”, apontou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.