Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professores realizam manifestação em frente ao Ministério Público do Piauí

Cerca de 600 professores estiveram no ato reivindicando o reajuste de 33,23% no salário.

Lucas Dias/GP1 1 / 11 Manifestantes protestam em frente ao Ministério Público Manifestantes protestam em frente ao Ministério Público
Lucas Dias/GP1 2 / 11 Manifestantes reivindicam melhorias salariais Manifestantes reivindicam melhorias salariais
Lucas Dias/GP1 3 / 11 O ato aconteceu ao lado do Ministério Público O ato aconteceu ao lado do Ministério Público
Lucas Dias/GP1 4 / 11 Manifestantes interditaram a rua ao lado do Ministério Público Manifestantes interditaram a rua ao lado do Ministério Público
Lucas Dias/GP1 5 / 11 Professores manifestaram ao lado do Ministério Público Professores manifestaram ao lado do Ministério Público
Lucas Dias/GP1 6 / 11 Professores com cartazes reivindicando melhorias salariais Professores com cartazes reivindicando melhorias salariais
Lucas Dias/GP1 7 / 11 Professores em greve Professores em greve
Lucas Dias/GP1 8 / 11 Professor com cartaz durante protesto Professor com cartaz durante protesto
Lucas Dias/GP1 9 / 11 Professora com cartaz reivindicando por melhorias Professora com cartaz reivindicando por melhorias
Lucas Dias/GP1 10 / 11 Ednaldo Moura Ednaldo Moura
Divulgação/Ascom 11 / 11 Promotor Chico de Jesus recepcionou dirigentes do Sindserm Promotor Chico de Jesus recepcionou dirigentes do Sindserm

Cerca de 600 professores da rede municipal de Teresina se reuniram em uma manifestação em frente ao Ministério Público do Piauí (MPPI), na manhã desta sexta-feira (18), reivindicando o reajuste de 33,23% no salário. Hoje, dia 18 de março, completa exatamente 1 mês e 11 dias desde o início do movimento grevista por parte da categoria.

A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm). Em entrevista ao GP1, o professor Ednaldo Moura explicou que o ato exige o cumprimento da lei federal que prevê o reajuste. “A gente está buscando o cumprimento da lei federal do reajuste de 33,23% linear para todos os níveis já”, relatou.

A post shared by Portal GP1 Oficial (@portalgp1oficial)

Ainda durante sua fala, Ednaldo contou que já houve tratativas junto com a Câmara Municipal e os grevistas receberem a contraproposta de um reajuste de apenas 6%, o que representa menos da metade da porcentagem estabelecida em lei.

“Eles oferecem uma proposta que não contemplava todos os níveis, vieram com uma contraproposta de reajuste de 6%, que representa menos da metade do reajuste que é determinado por lei. Então assim, essa lei é objeto de lutas e não de governo, e a gente só quer simplesmente o cumprimento dessa lei”, disse.

Após recusarem a proposta, os professores municipais entraram com ação no Ministério Público. Na tarde da última quinta-feira (17), o MP realizou uma reunião com a Prefeitura de Teresina para tratar do assunto. Às 11h, os professores se reuniram com o MP para ouvir o que foi dito por parte do Executivo municipal e buscar um entendimento.

Durante o ato, o promotor de Justiça Francisco de Jesus foi até os manifestantes para prestar um apoio à categoria. Chico de Jesus, como é mais conhecido, é o autor da ação que questiona a Prefeitura de Teresina pela compra de R$ 6,5 milhões em 100 mil exemplares do livro “Teresina Educativo”.

Já o processo do Sindserm sobre o reajuste salarial foi distribuído para outra promotoria, sob responsabilidade do promotor Edilson Farias que juntamente com a promotora Flávia recebeu os manifestantes para uma reunião.

Ainda segundo o sindicado, caso não haja um acordo entre os lados, os Servidores Públicos devem realizar uma nova manifestação na segunda-feira (21), em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.