Fechar
GP1

Altos - Piauí

Polícia Civil encontra ossada que pode ser do bebê Wesley Carvalho

Weslley Carvalho Ferreira, de 1 ano e 10 meses, está desaparecido desde o último dia 29 de dezembro.

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) localizou nessa segunda-feira (11) uma ossada no sítio da família de Weslley Carvalho Ferreira, de 1 ano e 10 meses, que está desaparecido desde o último dia 29 de dezembro de 2021. As diligências foram realizadas no Povoado São Bento, zona rural de Altos, a 37 km de Teresina.

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, o primeiro passo da equipe do delegado Antônio Barbosa, titular do inquérito, foi acionar o Departamento de Perícia Técnico-Científica para tentar identificar se a ossada é de um ser humano ou não. A partir daí, as investigações devem avançar.

Foto: Reprodução/WhatsAppWesley Carvalho Ferreira
Wesley Carvalho Ferreira

“Foi encontrada uma ossada, próxima ao quintal da casa, mas não se sabe se é uma ossada humana. A perícia foi ao local, recolheu o material para produzir um laudo pericial”, pontuou o Gerente de Polícia Especializada, Matheus Zanatta.

Levantamentos preliminares, dão conta que os próprios vizinhos do local acionaram a Polícia Civil, depois de localizar a ossada. Por estar no terreno onde a família de Weslley Carvalho Ferreira vivia, imediatamente, levantou-se a suspeita de que pudesse se tratar dos restos mortais da criança.

Entenda o caso

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) abriu investigação para apurar o desaparecimento de Wesley Carvalho Ferreira. Segundo a família, o menino foi sequestrado no dia 29 de dezembro, na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, mas o Boletim de Ocorrência denunciando o crime só foi feito no dia 9 de fevereiro, mais de um mês depois do sumiço da criança.

Em entrevista ao GP1, a tia da criança, Socorro Costa, contou que sentiu falta da irmã e do sobrinho, então resolveu procurá-los, foi então, quando a irmã informou que a criança teria sido sequestrada por dois homens.

“Minha mãe estava com saudades da minha irmã e do neto, quando resolveu ir visitá-los. Ao chegar na casa onde eles moravam na zona rural de Teresina, ela descobriu que minha irmã e o marido tinham se mudado para a Vila Uruguai. Chegamos até a pessoa que tinha feito a mudança deles e descobrimos onde era a casa onde eles estavam morando. Quando chegamos na casa, falei com minha irmã e disse que tinha ido buscar ela e o meu sobrinho para passar o tempo com a mãe, que estava com muitas saudades dois. Foi nesse momento que ela contou que a criança tinha sido sequestrada por dois homens armados na Praça da Bandeira, ou seja, descobrimos a história no dia 9 de fevereiro, mais de 1 mês depois do fato. Então, peguei ela e toda a documentação da criança e fomos até a delegacia e denunciamos o caso. Minha irmã contou que não tinha denunciado o caso antes, porque estava com medo de represália por parte dos criminosos”, falou Socorro Costa.

Bebê foi queimado em ritual

O delegado Matheus Zanatta, gerente da Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí afirmou ao GP1 que Wesley Carvalho Ferreira teve o corpo queimado após um ritual satânico com a participação dos próprios pais no Povoado Santa Teresa, zona rural de Teresina.

Com a reviravolta do caso, está descartada a hipótese de sequestro, como havia sido informado falsamente pelos pais e avós do bebê. “Eles [pai, mãe e avós] já foram interrogados e existem alguns fatos obscuros e controversos que precisam ainda ser esclarecidos. A Polícia Civil descarta a hipótese de sequestro e trabalha com outras linhas de investigação. Uma delas é que a família da vítima ficou em jejum duas semanas, orando, e depois sacrificou a criança, colocando fogo no seu corpo”, revelou o delegado.

Segundo depoimento dos pais, a criança havia sido sequestrado no dia 21 de dezembro de 2021 na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina, no entanto, o Boletim de Ocorrência, denunciando o crime, somente foi feito no dia 9 de fevereiro, mais de um mês depois do sumiço da criança, fato que gerou suspeita por parte dos investigadores.

Pais de bebê morto durante ritual em Teresina seguiam 'profeta' de 12 anos

A conselheira Socorro Arraes, do Conselho Tutelar da zona leste de Teresina, afirmou em entrevista ao GP1 que a mãe de Wesley Carvalho Ferreira revelou em depoimento que a família do esposo seguia um suposto "profeta", que seria um adolescente de 12 anos.

Segundo a conselheira tutelar, o adolescente, que seria o suposto "profeta", é parente do pai da criança assassinada. “Ela disse que é um adolescente da mesma família, que parece que tem 12 anos. A família toda morava no mesmo espaço aqui em Teresina. Segundo alguns vizinhos, ele estava num culto, levantou e disse que era um profeta”, afirmou Socorro Arraes.

Socorro Arraes disse ainda que a mãe do bebê alegou que estava sendo ameaçada e por isso inventou o sequestro da criança. “A polícia precisa investigar se ela está ou não falando a verdade. Segundo a mãe, ela era ameaçada, coagida e por isso a história do sequestro”, relatou a conselheira tutelar.

Familiares foram presos

Os policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam no dia 21 de março de 2022, três adultos e apreenderam quatro adolescentes, supostamente envolvidos na morte do bebê Wesley Carvalho Ferreira.

Em entrevista ao GP1, o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, afirmou que os mandados de prisão temporária e internação provisória foram cumpridos na residência da família, onde a vítima morava, no bairro Uruguai, na zona leste de Teresina. Entre os capturados está o adolescente de 12 anos que seria o "profeta" que a família seguia.

“Tanto os menores quanto os maiores que foram capturados por meio de prisão temporária e internação provisória estavam na casa e presenciaram todo o crime relacionado a criança. Foi pedida a prisão temporária e internação provisória para saber a participação deles nesse crime”, explicou o delegado geral.

O delegado Matheus Zanatta destacou que as representações foram realizadas, após contradições apresentadas pelos pais e avós de Wesley, presos desde fevereiro desse ano.

Prisão temporária prorrogada

A Justiça prorrogou por mais 30 dias a prisão temporária dos pais e avós paternos de Wesley Carvalho Ferreira por suposto envolvimento na morte do bebê.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.