Fechar
GP1

Teresina - Piauí

CRM acata denúncia e pode afastar psiquiatra Eurivan Sales por assédio

O Conselho Regional de Medicina determinou a abertura de processo ético-profissional contra ele.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) acatou denúncia contra o médico psiquiatra Eurivan Sales Ribeiro – CRM Nº 2.280, por suposta prática de assédio sexual dentro de seu consultório clínico, e determinou a abertura de processo ético-profissional. Após a conclusão, o profissional poderá ser afastado das atividades. Em setembro de 2021, várias pacientes entraram em contato com o GP1 para denunciar o médico. Veja o relato das vítimas

Em relatório emitido no dia 7 de abril, o conselheiro sindicante Sérgio Ibiapina Ferreira Costa opinou pela instauração de processo ético-profissional e a interdição cautelar do exercício total da Medicina por 6 meses.

As denúncias foram protocoladas pela defesa das vítimas no Conselho Regional de Medicina do Piauí e na Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia da Mulher. A advogada Adélia Barros, que representa as pacientes, afirmou que a gravidade do caso e os fortes indícios fizeram com que o CRM-PI decidisse pela abertura do processo ético-profissional, abrindo a possibilidade de interdição cautelar do exercício da Medicina.

Foto: Arquivo PessoalEurivan Sales Ribeiro
Eurivan Sales Ribeiro

“Com relação ao processo do CRM, protocolei uma denúncia representando todas as vítimas e diante da gravidade dos fatos e dos indícios de autoria e do perigo dele continuar atendendo, requeri que fosse aberto o processo ético-profissional contra ele e também uma interdição cautelar, que é prevista no código de ética do conselho de medicina. Diante dos fortes indícios e da gravidade do caso, da quantidade de vítimas, opinaram pela abertura do processo”, explicou a advogada Adelia Barros.

O que é a interdição cautelar médica?

A interdição cautelar ocorre desde que existam nos autos elementos de prova que evidenciem a probabilidade da autoria e da materialidade da prática de procedimento danoso pelo médico, a indicar a verossimilhança da acusação, e haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação ao paciente, à população e ao prestígio e bom conceito da profissão, caso ele continue a exercer a medicina.

Outro lado

Por meio de nota, a defesa do médico psiquiatra, Eurivan Sales Ribeiro, afirmou que o profissional está apto ao exercício de suas funções, amparado pelo Conselho Regional de Medicina, conforme certidão emitida em 03 de maio de 2022.

Foto: DivulgaçãoCertidão do CRM-PI declara que Eurivan Sales está apto a exercer atividade
Certidão do CRM-PI declara que Eurivan Sales está apto a exercer atividade

Confira a nota na íntegra:

O que a defesa quer falar, por meio dessa nota, é que o Dr. Eurivan está apto ao exercício regular da profissão, conforme consta na própria certidão, e qualquer informação contrária não passa de mera especulação e fake news. Dr. Eurivan, inclusive, nunca respondeu nenhum processo ético disciplinar, sempre exerceu sua profissão de forma digna e ética. E que providências serão tomadas, tanto pela defesa, como pelo próprio CRM.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.