Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Veja como a Chikungunya pode afetar as articulações

A doença tem como principais sintomas febre, dores, inchaço nas articulações e dores musculares.

Os casos de Chikungunya e dengue aumentaram significativamente nos últimos meses em Teresina. O período chuvoso traz à tona problemas, como, acumulação de lixo e enchentes pelo mau escoamento da água. Com isso, torna o ambiente mais propício para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Na fase aguda, a doença tem como principais sintomas febre, dores, inchaço nas articulações, erupção cutânea, dores musculares e de cabeça. Após essa fase, alguns indivíduos podem desenvolver a fase crônica, caracterizada por dores persistentes nas articulações, denominada de artralgia crônica, que pode durar anos, ocasionando a limitação dos movimentos.

Foto: Agência BrasilMosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya
Mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya

O estudo da Fiocruz Bahia realizado pela estudante de doutourado, Camila Jacob, e coordenado pelos pesquisadores Mitermayer Reis e Guilherme Ribeiro explica o motivo das dores: “pode-se achar níveis elevados da quimiocina CXCL8 em pacientes com Chikungunya na fase aguda da doença que pode induzir o aumento da resposta inflamatória, contribuindo para o desenvolvimento de dor articular crônica”, diz o artigo.

Ainda segundo o estudo, essa é uma doença muito cíclica e migratória e as pessoas sentem dores em regiões distintas. Por isso, o tratamento deve ser feito levando em consideração cada fase e sintoma.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.