Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Professora Sueli Rodrigues morre aos 58 anos em Teresina

Professora Sueli lutava contra uma doença neurológica degenerativa. Atualmente, estava internada.

A professora e advogada Maria Sueli Rodrigues de Sousa morreu na tarde desta terça-feira (26), aos 58 anos, em Teresina. Sueli lutava contra uma doença neurológica degenerativa e, atualmente, estava internada no Hospital São Marcos, no Centro da Capital. Militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), a professora foi candidata a vereadora de Teresina em 2020, e também disputou o Governo do Estado em 2018.

Sueli começou a sentir os primeiros indícios da doença no início da pandemia, quando percebeu seu rosto tremer. Em julho de 2021, os sintomas ficaram mais acentuados e passaram a afetar sua voz. Já em setembro do mesmo ano, quando iniciou o tratamento, professora Sueli ficou debilitada e pouco se locomovia, em função da agravação do quadro neorológico degenerativo.

Foto: Facebook/Sueli RodriguesSueli Rodrigues
Sueli Rodrigues

Após os sintomas mais agravantes, Sueli Rodrigues passou a realizar uma série de exames e no início de dezembro a suspeita estava entre um AVC ou um tumor. A docente iniciou janeiro de 2022 com uma bateria exames e no decorrer dos meses, em meio ao cansaço nunca sentido por uma política e professora militante, os exames neurológicos definiram que a advogada estava com a doença do neurônio motor central na forma bulbar.

O velório tem previsão para ser iniciado na noite desta terça-feira (26) no Memorial Esperança Garcia.

Trajetória

Bastante atuante nos movimentos sociais, Sueli atuou por muitos anos no Partido dos Trabalhadores, até que se desfiliou no início de 2001. Anos depois, assinou ficha de filiação ao PSOL, por onde disputou o Governo do Estado, em 2018, e uma vaga na Câmara Municipal de Teresina em 2020.

A professora e advogada era uma referência no direito, sobretudo na advocacia popular, além de ter vasta experiência na área da educação. Foi a primeira presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí.

Sueli Rodrigues deixa duas filhas e uma neta.

Currículo da professora Sueli

Maria Sueli Rodrigues de Sousa possuía graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí (1996) e Direito pela Universidade Estadual do Piauí (2003). A docente era advogada com mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (2005), doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (2009), com estágio pós doutoral pelo PNPD - Programa Nacional de Pós Doutorado, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc).

Sueli Rodrigues tinha experiência na área de Direito, Sociologia e Antropologia, com ênfase em teoria do Direito, Sociologia Jurídica, Antropologia Jurídica, Direito Ambiental e Socioambiental, Direito Constitucional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: direito constitucional, direito socioambiental, direito territorial, direitos humanos. Era professora Associada da UFPI, lotada no Departamento de Ciências Jurídicas - DCJ, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, no Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência - IFARADÁ e do Grupo de Pesquisa Direitos humanos e Cidadania - DiHuCi.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.