Fechar
GP1

Campo Maior - Piauí

Mulheres vítimas de violência concluem capacitação em Campo Maior

O curso de corte e costura foi uma parceria entre a Polícia Civil, Senai e Rede de Proteção à Mulher.

Uma parceria entre a Polícia Civil do Piauí, Senai e a Rede de Proteção à Mulher proporcionou a capacitação de mulheres vítimas de violência em Campo Maior, que concluíram nessa sexta-feira, 1º de julho, o curso de corte e costura industrial.

Em entrevista ao GP1, a delegada Nathália Figueiredo, do núcleo de feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que a ação faz parte das estratégias de acolhimento e ajuda às mulheres vítimas de violência doméstica.

Foto: Reprodução/WhatsAppSolenidade de formatura
Solenidade de formatura

O objetivo de disponibilizar o curso de corte e costura, de forma gratuita, é aumentar a possibilidade de inserção destas mulheres no mercado de trabalho, visto que grande parcela das mulheres vítimas de violência doméstica são dependentes financeiras dos companheiros. “A ação foi o oferecimento do curso de corte e costura industrial para mulheres vítimas de violência. A gente sabe que um dos fatores, justamente, que impede essas mulheres de denunciar a violência que vivem é a dependência econômica. Então, através deste curso, de mais de 700 horas, foi a oportunidade para essas mulheres, essa chance de sair da dependência econômica”, explicou.

Foto: Lucas Dias/GP1Delegada Nathália Figueiredo durante entrevista
Delegada Nathália Figueiredo durante entrevista

A delegada enfatizou ainda que o curso também teve como objetivo aproximar outras mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade, sem necessariamente serem vítimas de violência.

“A gente não quis que se restringisse apenas a mulheres vítimas de violências doméstica e familiar, que foi a ideia inicial. A gente pensou também em levar para mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade, que tenham uma necessidade justamente de se capacitar, se tornar independente, ser gestora da sua própria vida”, declarou a delegada Nathália Figueiredo.

Formação

A delegada disse que foram formadas duas turmas, devido à grande demanda. Na última sexta-feira, na cerimônia de encerramento, a delegada, assim como outras pessoas, usou as roupas produzidas pelas mulheres que participaram do curso para mostrar o resultado final do que foi ensinado.

Foto: Reprodução/WhatsAppDelegada Nathália Figueiredo usou peças de roupas produzidas pelas alunas, já certificadas
Delegada Nathália Figueiredo usou peças de roupas produzidas pelas alunas, já certificadas

Escolha do município

Ainda durante entrevista, a delegada Nathália Figueiredo explicou que o município de Campo Maior foi escolhido por ser um Polo Industrial, tendo assim maior possibilidade de inserção mais breve destas mulheres na área de trabalho. A escolha foi feita juntamente com o Senai, parceiro da ação.

Novos cursos

Além do que já foi ofertado, a delegada informou que no próximo semestre o SENAI vai oferecer um curso de panificação, também em Campo Maior. “Panificação, produção de geleias porque também o mercado em Campo Maior de padarias é muito, então a gente olha, a gente vê o curso, mas não é um curso aleatório, é um curso que seja voltado para as necessidades do município.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.