Fechar
GP1

Picos - Piauí

Promotora apura demissão de servidores que se negam a votar no filho do prefeito de Picos

Documento foi assinado pela promotora eleitoral Romana Leite Vieira no dia 3 de agosto de 2022.

O Ministério Público Eleitoral instaurou Notícia de Fato para investigar demissão de servidores pelo prefeito de Picos Gil Paraibano (Progressistas) durante os três meses que antecedem o pleito eleitoral. O documento foi assinado pela promotora eleitoral Romana Leite Vieira, da 10ª Zona Eleitoral de Picos, no dia 3 de agosto de 2022.

Segundo a Notícia de Fato, pelo menos cinco servidores públicos foram desligados de suas funções junto à Prefeitura Municipal de Picos entre os dias 2 e 3 de agosto de 2022. Os servidores alegam que foram demitidos devido a proximidade das eleições gerais deste ano, havendo “interesses políticos por parte de candidatos que desejam lotar no quadro da prefeitura seus apoiadores políticos”.

Foto: Lucas Dias/GP1Gil Paraibano, Prefeito de Picos
Gil Paraibano, Prefeito de Picos

Um dos denunciantes disse ainda que sua demissão se deu pelo fato de ser apadrinhado político de outro candidato a deputado estadual e não do candidato Aldo Gil (Progressistas), filho do prefeito Gil Paraibano.

Ao instaurar a Notícia de Fato, a promotora Romana Leite Vieira considerou que o art. 73 da Lei n. 9.504/97, a conhecida Lei de Eleições, prescreve condutas vedadas aos agentes públicos, uma vez que são consideradas ações que podem macular o processo eleitoral. Entre elas está a proibição de realizar movimentação no quadro do funcionalismo público, aplicação ou supressão de vantagens, dentro do período de três meses antes da eleição até a posse dos eleitos.

Desta forma, a promotora instaurou Notícia de Fato e determinou que o Município de Picos se manifeste no prazo de 10 dias acerca das informações prestadas na representação.

O que diz a Prefeitura de Picos

Procurada pelo GP1, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Picos ainda não se manifestou sobre o caso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.