Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Cruzamento da Frei Serafim com a Miguel Rosa será interditado

Trecho vai ser interditado a partir das 8h deste sábado (13) até a próxima terça-feira (16).

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informa a população e condutores que, neste sábado (13), a partir das 8h, até a próxima terça-feira (16) a noite, o trecho da Avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, no Centro, sofrerá uma interrupção temporária no trânsito para execução de serviços de sondagem em via pública.

Os trechos interditados da avenida Miguel Rosa serão entre a avenida Frei Serafim e as ruas São Pedro e Coelho Rodrigues. A escolha do período para este serviço se dá pela diminuição do fluxo de veículos na área, diante do feriado de aniversário de Teresina.

Foto: Alef Leão/GP1Cruzamento entre a Frei Serafim e Miguel Rosa
Cruzamento entre a Frei Serafim e Miguel Rosa

A interdição acontece diante da necessidade de complementação dos trabalhos de campo para o projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa, no cruzamento com a Avenida Frei Serafim, já realizados parcialmente. Em quatro pontos, as equipes já fizeram a sondagem do solo e continuarão os trabalhos com maquinários de topografia, além do levantamento topográfico realizado com drones, que possibilita o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo.

“Essa é uma obra grande e com necessidade de estudo de solo e detalhamento de dados para o projeto para definirmos o melhor método de execução e os materiais a serem utilizados. O cronograma inclui, além da primeira etapa de sondagem realizada no último sábado, dia 6, esta nova etapa de estudo e escavação das estruturas subterrâneas no entroncamento. Além de uma última etapa para conclusão, que deve ser realizada ainda este mês no trecho interditado”, explica Márcia Muniz, engenheira responsável, vinculada a secretaria municipal de Planejamento.

De acordo com a localização da máquina de perfuração do solo, a interdição deverá ser parcial ou totalmente em uma faixa das vias.

A gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Strans, Carla Sales, orienta que os motoristas que necessitam trafegar neste trecho, que será interditado neste sábado (13) até o feriado na terça-feira (16), que evitem esta rota. A avenida Frei Serafim, no cruzamento com a avenida Miguel Rosa, estará liberada parcialmente ao fluxo de veículos, sendo apenas uma das faixas interditadas neste trecho.

“Os agentes de trânsito da Strans estarão no trecho interditado para auxiliar os motoristas e pedestres e garantir a fluidez no trânsito em uma via de grande fluxo de veículos e pedestres, pedimos a compreensão da população neste momento”, ressalta a gerente.

Orientamos aos motoristas que busquem rotas alternativas durante o período de interrupção parcial temporária do trânsito no cruzamento. A sugestão no sentido Oeste/Leste a rua São Pedro e a avenida Marechal Castelo Branco, já para os condutores que precisam seguir na avenida Miguel Rosa, no sentido Norte/Sul, sugerimos que entre a direita na rua da Capela do Exército e em seguida acesse a rua 19 de Novembro.

Esse trabalho é acompanhado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e será uma obra de execução da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) Centro. É um projeto em desenvolvimento para posterior licitação.

Para que o trabalho seja realizado de forma exitosa, a Prefeitura conta também com o apoio da Águas de Teresina no acompanhamento das tubulações de água e esgoto da área e de empresas de fibra óptica com rede na região. Além disso, conta com a atuação das equipes da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) para recuperação asfáltica dos trechos, logo após o término dos trabalhos e operação das máquinas.

Projeto de rebaixamento

O projeto de rebaixamento da avenida Miguel Rosa é uma obra necessária para desafogar o trânsito da região e melhorar as questões de mobilidade. Entre outros benefícios, o projeto contará com uma integração com o patrimônio histórico; otimização da segurança no trânsito; atratividade para pedestres e ciclistas, bem como melhorias de acessibilidade na área.

“É um projeto discutido ainda na campanha do prefeito Dr Pessoa e que já damos o pontapé inicial com a sondagem do solo. Estamos trabalhando para que esse projeto seja licitado e começado o mais breve possível”, explicou João Henrique Sousa, secretário de Planejamento.

Ainda no início deste mês de agosto, o prefeito Dr Pessoa assinou contrato para operação de crédito, junto ao Banco do Brasil (BB), no valor de R$ 500 milhões. Os recursos serão investidos em ações de diversas áreas da administração, como infraestrutura, saneamento básico, drenagem e mobilidade urbana. O empréstimo será usado pelo programa “Cidade Integrada com o Povo”. Sobre as obras incluídas nesse pacote de recursos, está o rebaixamento da avenida Miguel Rosa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.