Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Prefeitura de Teresina realiza limpeza de “lixão” na zona leste

O local é monitorado pelas equipes de limpeza por se tratar de um ponto de descarte irregular de lixo.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Leste (SAAD Leste), realizou a limpeza no cruzamento da Avenida Themístocles Sampaio com a Rua Contorno Rodoviário Norte, no Bairro Vale do Gavião, zona leste.

O local é monitorado pelas equipes de limpeza por se tratar de um ponto de descarte irregular de lixo. O serviço foi realizado na quinta-feira (18), mas já na sexta-feira (19) estava sujo novamente.

Foto: Divulgação/AscomRegistro do ponto de descarte irregular após a limpeza, novamente com lixo, na sexta-feira, dia 19 de agosto
Registro do ponto de descarte irregular após a limpeza, novamente com lixo, na sexta-feira, dia 19 de agosto

Havia antes, no local, um container de PRR (Ponto de Recolhimento de Resíduos), para que a população depositasse podas de árvores, restos de material de construção e móveis velhos. Porém, a pedido dos moradores da região, que reclamavam do mau cheiro, o container foi retirado. Após a retirada, o problema se agravou.

“Existia um PRR no local, mas os populares exigiram que fosse retirado porque causava mau cheiro. Porém só tem mau cheiro porque o container não está sendo usado corretamente. O PRR é apenas para material de construção, podas de árvore e móveis usados, no entanto, é comum que a população também descarte lixo doméstico, eletrônico, animais mortos e outros tipos inapropriados para o local. Atendemos a solicitação dos moradores e retiramos o PRR, mas continuaram jogando lixo nesse ponto e, sem o container, o lixo fica espalhado”, explicou o coordenador de Limpeza Pública, Fabrício Amaral.

O PRR retirado deste ponto foi realocado próximo ao cruzamento da Rua Procurador Eduardo Leitão com a Rua Dr. Sanathyel Vaz, a 700 metros do antigo local. O representante do Programa Lixo Zero, Juliano Pacheco, explica que a quantidade de lixo depositado nos contêineres é limitada a uma carroceria pequena por pessoa e que o material deve ser descartado dentro da caixa, não do lado, como vem acontecendo.

“Temos casos em que flagramos pessoas despejando lixo ao lado do container. Não é assim que funciona. O container existe para que a população possa concentrar materiais de construção, podas e móveis usados em um único ponto, de fácil remoção. Quando se coloca lixo fora, esse lixo fica espalhado, dificulta a limpeza, pode ser carregado pela chuva e causar estragos”, frisou Pacheco.

A prática de descarte irregular de lixo causa prejuízos à saúde pública e ao meio ambiente, pois aumenta a proliferação de insetos e parasitas e atrai roedores, entope bueiros e galerias e polui a cidade. Além disso, o gasto da Prefeitura de Teresina com a limpeza de pontos irregulares de descarte de lixo é de mais de R$ 500 mil por mês.

“Se todo mundo fizesse sua parte, esse dinheiro poderia ser usado na construção de escolas ou hospitais, na segurança pública, na infraestrutura da cidade, ao invés de ser usado para limpar os lixões. Por isso, o prefeito Doutor Pessoa pede que a população cumpra sua parte de não depositar irregularmente seus resíduos e de denunciar caso flagre alguém cometendo essa infração”, pontuou o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

As denúncias de descarte irregular de lixo devem ser feitas ao Programa Lixo Zero, através do WhatsApp 86 9.9402-3074. A denúncia é anônima.

Edmilson Ferreira destacou que a prefeitura está intensificando as ações de fiscalização dos pontos críticos, com profissionais que atuam diariamente de domingo a domingo. As multas para quem jogar lixo em local proibido podem chegar a R$ 4 mil.

“Jogar lixo nas vias públicas é uma situação inadmissível. Quem faz isso não está se importando com os prejuízos gerados. Não vamos fechar os olhos para essa situação. Quem jogar lixo em local proibido será multado”, enfatizou Edmilson.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.