Fechar
GP1

Patos do Piauí - Piauí

MPT resgata 11 trabalhadores em situação análoga à escravidão no Piauí

O resgate foi realizado por equipes de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho.

Onze trabalhadores foram resgatados nesta terça-feira (30) em situação degradante e de trabalho análogo à escravidão, no município de Patos do Piauí. Eles estavam atuando na atividade de extração mecanizada de pó de carnaúba quando foram encontrados por equipes de fiscalização do Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do Trabalho.

De acordo com o procurador do Trabalho, José Wellington Soares, as irregularidades configuram um caso clássico de trabalho em situação degradante, com a alimentação sendo feita improvisada e consumindo água que era retirada de um poço e armazenada em poucas garrafas, com uso de copos coletivos.

Foto: Divulgação/AscomTrabalhadores que foram resgatados
Trabalhadores que foram resgatados

“Os trabalhadores estavam dormindo em redes armadas em árvores; tomando as refeições sem qualquer conforto ou higiene, que eram preparadas ao relento, no chão, de maneira improvisada; sem acesso a instalação sanitária e sem acesso materiais de primeiros socorros, e ainda sem os equipamentos de proteção individual adequados aos riscos da atividade”, elencou o procurador.

Além disso, os trabalhadores estavam atuando sem carteira assinada e sem Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) admissional. Como pagamento, os trabalhadores recebiam R$ 50 por cada mil quilos de pó extraído. O empregador foi identificado e foi notificado a adotar as providências necessárias à regularização do caso.

Ele deverá arcar com as admissões, precedidas de um exame médico admissional, além de fazer a quitação das verbas rescisórias devidas aos trabalhadores nos moldes de uma despedida indireta, ou seja, com o pagamento do saldo de salário, aviso prévio indenizado, 13° salário proporcional, férias proporcionais, FGTS e 40% do FGTS.

Os trabalhadores atuavam no local há cerca de 20 dias. Com esse, já são 63 os trabalhadores resgatados em situação análoga a de escravidão no Piauí, somente este ano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.