Fechar
GP1

Itainópolis - Piauí

Itainópolis é o terceiro maior produtor de mel no estado do Piauí

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), feita pelo IBGE. Itainópolis produziu 389 t de mel.

O município de Itainópolis, distante 366 km de Teresina, foi classificado como o 3º município no ranking dos maiores produtores de mel no estado do Piauí. A estatística advém da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada em 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a pesquisa, Itainópolis produziu 389 toneladas de mel. Em primeiro lugar está o município de São Raimundo Nonato com 575 toneladas, seguido por Picos, em segundo lugar, com a produção de 486 toneladas, consolidando assim, o top três das cidades piauienses com maior produção do alimento.

Foto: ReproduçãoMel
Mel

Dentre outros municípios que também se destacaram estão: Conceição do Canindé, com a produção de 252 toneladas de mel; Jaicós, que produziu 236 toneladas; Jacobina gerou a quantidade de 200 toneladas; já o município de Simões forneceu 179 toneladas, enquanto Patos produziu 89 toneladas.

Maior produção de mel na história do Piauí

Somando a produção de todas as cidades, o estado do Piauí registrou em 2021 a maior produção de mel da história, com o total de 6,8 mil toneladas, destacando-se como o 3º maior produtor de mel do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul e do Paraná.

De acordo com o IBGE, o crescimento no estado foi de 21,2% em um ano, ou seja, o Piauí passou da produção de 5,6 mil toneladas em 2020 para 6,8 mil em 2021, o que representa um acréscimo de aproximadamente 1,2 mil toneladas.

Ranking nacional

São Raimundo Nonato é o único município piauiense que mais produz mel, está ocupando a 9ª posição no ranking nacional e é o único município piauiense a integrar a lista dos 10 maiores produtores do país.

Por sua vez, o município de Picos, que costumava estar entre os dez principais produtores do Brasil, caiu para a 11ª posição em 2021, tendo registrado a produção de 486 toneladas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.