Fechar
GP1

Luís Correia - Piauí

Tartaruga marinha é encontrada morta na Praia de Atalaia no Piauí

A bióloga Suzana Bitencourt disse ao GP1 que pelas características, a espécie seria a Chelonia Mydas.

As praias localizadas no litoral do Piauí são um berçário de tartarugas marinhas. Na tarde desta quarta-feira (18), o Instituto Tartarugas do Delta encontrou uma tartaruga, de aproximadamente 20 anos, na Orla da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia.

A bióloga Suzana Bitencourt disse em entrevista ao GP1 que não é possível identificar a espécie do animal pelo fato do estado avançado de decomposição. Mas pelas características, a espécie seria a Chelonia Mydas, conhecida como tartaruga-verde, que é uma das mais comuns na região.

Foto: Brunno Suênio/GP1Tartaruga - verde encontrada morta no litoral piauiense
Tartaruga - verde encontrada morta no litoral piauiense

“A gente está fazendo um monitoramento de praia, pois estamos na temporada reprodutiva que é de janeiro a julho aqui no litoral do Piauí. Iniciamos a temporada de desova tartarugas o monitoramento é realizado em parceria ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). E além das desovas, a gente consegue acompanhar os animais encontrados na praia vivos ou mortos na praia. No caso desse animal que encontramos, possivelmente já vinha de longe, pelo fato de seu estado de decomposição já estar bem avançado", contou Suzana Bitencourt.

Foto: Brunno Suênio/GP1Suzana Bitencourt e Matheus Silva, Biólogos do Instituto Tartaruga do Delta
Suzana Bitencourt e Matheus Silva, Biólogos do Instituto Tartaruga do Delta

A bióloga orientou que, caso alguma pessoa aviste uma tartaruga marinha ou rastro na areia, entre em contato com a equipe do Instituto Tartarugas do Delta para tomar as medidas cabíveis necessárias. Caso o animal se encontre morto pode falar com a barraca mais próxima, para que eles possam enterrar o animal, caso não consiga fazer isso, pode entrar em contato com o Instituto, para que possa identificar a espécie da tartaruga e em seguida enterrar o animal.

A temporada reprodutiva das tartarugas marinhas iniciou neste mês e vai prosseguir até julho de 2023.

Sobre o projeto

O projeto Rotas da Conservação apresenta como objetivo geral monitorar a tartaruga-de-couro e o camurupim por meio de transmissores via satélite e levantamentos de informações com a comunidade pesqueira, detentora do conhecimento ecológico local, correlacionando dados de comportamento reprodutivo e etnobiológicos das espécies.

Esse projeto é financiado pela Shell Brasil, executado pelo Instituto Tartarugas do Delta com o apoio do SESC, UFPI, UESPI, SDR, APA Delta do Parnaíba/ICMBIO.

Para mais informações acesse nossa página no Instagram (@institutotartarugasdodelta)

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.