Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Hemopi alerta para baixo estoque de sangue com fator Rh negativo

Segundo Oberdan Torres, uma pequena parcela da população apresentar o fator negativo no tipo sanguíneo.

Com os feriados e datas festivas chegando, a população está cada vez mais preocupada em se divertir e aproveitar o descanso merecido. Mesmo assim, há aqueles que utilizam os dias de folga para realizar um ato solidário, como o de doar sangue, e nesse período, mais do que nunca, é uma ação cada vez mais necessária, isso porque o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está com estoque de fator Rh negativo em baixa, o que tem levantado o alerta para a necessidade de doares de sangue do tipo negativo.

Segundo o coordenador do Ciclo de Sangue, Oberdan Torres, o Rh negativo está presente em uma pequena parcela da população, o que também acaba influenciando no balanço baixo do estoque, que também apresenta uma grande rotatividade. “Por esse motivo, na grande maioria das vezes, os hemocentros têm dificuldades em manter um estoque de bolsas com fator Rh negativo, porque esses tipos sanguíneos incidem em uma menor parcela da população. Tem dias em que temos um estoque de sangue adequado e, às vezes, alguns tipos ficam em alerta, como agora, quando estamos precisando reforçar os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-, para fazer um estoque estratégico”, explicou Oberdan.

Foto: ReproduçãoCampanha de doação de sangue
Campanha de doação de sangue

Ainda conforme o coordenador, a população e doadores estão sendo convocados à comparecerem nas unidades de coleta para realizarem a doação, etapa imprescindível para que o abastecimento da rede de hemoterapia do Estado continue atentando aqueles que precisam. Outro ponto levantado por ele é que durante as épocas festivas, há um maior risco de acidentes nas estradas, resultando em uma maior demanda atribuída às transfusões sanguíneas.

“É sempre importante lembrar que períodos como esse, com feriados prolongados, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e em consequência o risco de acidentes e o aumento proporcional da demanda por sangue nos serviços de urgência e emergência. Por isso, precisamos estar com o estoque abastecido para atender as intercorrências”, afirma o coordenador do Ciclo de Sangue do Hemopi.

Pré-requisitos para doação:

- Idade entre 16 a 69 anos (menores de 18 devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

- Bom estado de saúde;

- Pesar acima de 50kg;

- Estar alimentado no ato da doação;

- Ter dormido bem nas últimas 12 horas;

- Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

- Apresentar documento com foto;

Horário de funcionamento:

Teresina

Segunda a sexta: 07h15 – 18h

Sábado e feriado: 07h15 – 17h

Unidades regionais

Segunda a sexta: 07h30 – 18h

Sábado e feriado: Fechado

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.