Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Seduc capacita produtores de mel de São João do Piauí

A formação, organizada como piloto, inclui o intercâmbio de técnicas de manejo das colônias de abelhas.

Os produtores de mel localizados nos assentamentos do município de São João do Piauí iniciaram, na última semana de setembro, o curso piloto de apicultura dentro do projeto “Piauí, Doce Mel”. A iniciativa faz parte do plano de ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a capacitação e formação técnica da cadeia produtiva do mel no estado.

A formação, organizada como piloto, inclui o intercâmbio de técnicas de manejo das colônias de abelhas no apiário, buscando elevar a qualidade da produção local.

Com carga horária de 40 horas, os formadores desenvolvem as técnicas de apicultura, adequando o conteúdo pedagógico e a metodologia para execução das aulas teóricas e práticas. Na parte prática, os produtores devem utilizar as colmeias cedidas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Foto: Divulgação/AscomProdutores de mel
Produtores de mel

Além do município de São João do Piauí, a Seduc prepara a capacitação piloto para produtores nos municípios de São Miguel do Tapuio, Piripiri e Pedro II, como explica o superintendente da SUEPTEJA, Paulo Henrique.

“A partir desta primeira experiência, em São João do Piauí, iremos realizar a análise da metodologia, das abordagens práticas e teóricas e, assim, expandir o curso aos quatro municípios. Nos primeiros resultados práticos observamos que os pequenos produtores que estão fazendo o curso estavam realizando práticas de manejo inadequadas com as abelhas e prejudicando sua produção”, comentou o superintendente.

Na capacitação, os assentados recebem ainda instrução quanto à prevenção de pragas e tratamento das colmeias infestadas por ácaro.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do investimento em pesquisa e inovação para o fortalecimento da produção de mel no estado. “A troca de conhecimentos entre os pesquisadores, os produtores locais e as ações da Seduc, com o projeto Piauí Doce Mel, são passos importantes para impulsionar o estado. Estamos executando este projeto-piloto para impulsionar a produção de mel com o objetivo de qualificar cinco mil pequenos produtores de mel ao longo dos quatro anos”, pontuou Washington Bandeira.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.